Recent Tube

Perfis ajudam a identificar sinais de ansiedade e depressão e estimulam ações terapêuticas


O uso intenso das tecnologias de informação e comunicação no dia a dia é reconhecidamente passível de ressalvas, já que a permanência excessiva no ambiente online, pode, muitas vezes, no caso dos transtornos mentais, ser prejudicial aos pacientes e inclusive agravar sintomas. Mas, por outro lado, é notório que a internet também tem agregado diversas comunidades, perfis, páginas em distintas redes sociais que, buscam ser espaço de apoio e ajuda para quem passa por dificuldades em decorrência das doenças mentais, como depressão e transtorno de ansiedade.  

O Sistema Verdes Mares elencou algumas destas páginas e perfis. Os mecanismos disseminam orientações, estimulam a troca de mensagens, expõem relatos e propõem novas abordagens para a saúde mental, assunto que, de modo geral, ainda é rodeado de preconceitos e estigmas. 

Confira alguns exemplos:

Clube da Terapia Expressiva
Perfil criado por uma arteterapeuta moradora do Ceará. O espaço agrega postagens de imagens, orientações e desafios/exercício que estimulam bons hábitos e processos de autorreflexão. 

Para a idealizadora do perfil "Clube da Terapia Expressiva", a arteterapeuta Isabel Viana, coordenadora da Casa AME (Casa Arte, Música e Espetáculo) do Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim, o espaço nas redes sociais é um instrumento terapêutico que complementa as terapias convencionais e tem se tornado "uma vitrine, pois a partir dele é possível formar grupos e gerar interação". 

Graduada em Artes Cênicas, ela, há cerca de 8 anos, já havia desenvolvido projetos voltados para a arte comunitária, sobretudo, com mulheres. "Via que aquele momento funcionava como momento terapêutico. Trazia história de vida, relatos e material autobiográfico", relata. Depois de alguns anos fora, ela retornou a Fortaleza e decidiu utilizar as redes sociais como espaço de compartilhamento de ideias e disseminação de experiências. 



A arteterapeuta acredita que o perfil pode ajudar no contato inicial e fazer com que as pessoas busquem se autoconhecer e posteriormente procurem ajuda. 

Em janeiro deste ano, o perfil lançou um "desafio" aos seguidores chamado "escreva-se". A ideia era estimular a escrita de si. Durante 20 dias, Isabel indicou exercício temáticos, com conteúdo diferente,"para que os participantes experimentassem a escrita como instrumento de transformação e percepção de si". 

Querida Amiga Ansiedade
Criado por uma psicóloga, o projeto conta com material explicativo e tenta ajudar quem sofre com a ansiedade. Há também um aplicativo que contém exercícios práticos e informações que ajudam a cuidar da ansiedade. 

Eurekka.me
Idealizada por psicólogos, a iniciativa, presente nas redes sociais, opera também em formato de plataforma. Nela, constam textos, vídeos e exercícios que orientam o público a lidar com emoções difíceis, ansiedade, raivas, dentre outros. 

Querida Terapia
O perfil traz postagens ilustradas com reflexões e orientações sobre mudança de comportamento  e estímulo a adoção de bons hábitos.  


As páginas e perfis destacados pelo Sistema Verdes Mares não têm, nesta abordagem, ênfase no processo orientação psicológica online. Isto é outra modalidade de serviço regulamentada pela Resolução nº 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

Informações do Diário do Nordeste 

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários