Recent Tube

Assembleia aprova cobrança de 'aluguel' de tornozeleiras eletrônicas no Ceará

Foto ilustrativa de tornozeleira eletrônica — Foto: Divulgação
Deputados estaduais do Ceará aprovaram nesta terça-feira (7) o projeto de autoria do Governo do Estado que estabelece a cobrança pelo uso de tornozeleiras eletrônicas. A matéria prevê que os custos sejam atribuídos a presos beneficiados pela progressão de regime e que tenham condições financeiras de pagar. O texto segue para sanção do governador Camilo Santana (PT).

O texto modificado pelos parlamentares prevê ainda dois critérios para o modelo de cobrança dos equipamentos. A intenção é comprovar se o cumpridor da pena tem condições de pagar. Um dos critérios é a família participar de um programa social do Governo Federal, como o Bolsa Família; além de ter sido acompanhado pela Defensoria Pública durante todo o processo — condições de quem tem baixa renda.

Os critérios apresentados foram questionados pelo deputado Soldado Noélio (Pros), de oposição ao governador. O parlamentar argumenta que a Justiça deveria definir as reais condições do apenado para a cobrança. A matéria também foi criticada pelo governista Elmano de Freitas. "Voltar para um juiz para que ele decida se um preso tem ou não condições de pagar é um contra-senso e uma burocracia desnecessária".

A lei é inspirada em norma semelhante já existente no Rio Grande do Norte, onde Mauro Albuquerque, secretário de Administração Penitenciária do Ceará, atuava na administração penitenciária até o ano passado. O intuito, segundo ele, é diminuir o gasto do Estado. O Ceará tem atualmente 24.500 presos, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária. Destes, 3.762 são monitorados por tornozeleira eletrônica.

Fonte: G1 Ce





Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários