Recent Tube

Parnaíba sediará o 4º Salão do Turismo Rota das Emoções

Foto: Divulgação
Em uma realização dos Sebraes no Maranhão, Piauí e Ceará, estados estes com municípios inseridos no roteiro turístico Rota das Emoções, o 4ª Salão do Turismo Rota das Emoções promete superar o sucesso de suas três edições anteriores. Este ano, o Salão ganha um formato inovador, mas com as mesmas características de integração dos atores da cadeia produtiva do turismo, promoção de conhecimentos e destaque à Rota das Emoções.

A 4ª edição acontece na cidade de Parnaíba (PI), no período de 27 a 29 de novembro, das 14h às 21h, no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde – Estádio Verdinho. Dando continuidade a itinerância do evento, que já aconteceu em nos três estados que fazem parte da Rota das Emoções. 

“A estimativa para esta 4ª edição é que o evento receba mais de 5.000 visitantes, atenda diretamente a 300 empreendimentos e realize uma série de ações de qualificação e promoção do destino, reunindo empreendedores atendidos pelo Projeto Investe Turismo Rota das Emoções, que compõem a cadeia produtiva do turismo dos 14 municípios integrantes da Rota das Emoções, nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, poder público municipal e estadual, principalmente relacionado com turismo, parceiros institucionais e comunidade local interessada na temática”, afirma o coordenador da Rota das Emoções nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, Luís Walter Muniz.

A programação técnica estará fundamentada em cinco eixos temáticos: Sustentabilidade, Integração, Negócios, Inovação e Experiência. Em cada espaço temático serão realizadas diversas ações nos formatos de apresentações, eventos, oficinas, palestras/mesas redondas, exposições, rodadas de negócios com operadores de turismo e incomings nacionais e encontros setoriais.

O objetivo é promover conhecimentos e compartilhamento de informações, contribuir com a geração de negócios, fortalecer a governança regional e aproximar o público alvo, proporcionando inovação para as empresas que fazem parte do trade da Rota, para que contribuam na melhoria das experiências dos turistas, além de disseminar princípios de sustentabilidade e apresentar os novos roteiros e produtos turísticos.

“Esta é uma das diretrizes estratégicas da atuação da nossa instituição no estado. Apoiamos e somos parceiros de inúmeras ações neste segmento, porque acreditamos no potencial que o turismo tem para criar valor para o estado e nos ajudar a garantir renda para quem vive no Maranhão, garantir qualidade e transformação”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho.

Destaques

Como destaque da programação do 4º Salão do Turismo Rota das Emoções estão previstos o Encontro das Lideranças Empresariais da Rota, para qualificar e orientar sobre planejamento estratégico e integrado, os presidentes das entidades/associações de turismo e do Comtur da Rota das Emoções; Encontro dos Secretários Estaduais, que será uma reunião para discutir sobre demandas e previsão de investimentos na Rota das Emoções e ainda o Encontro dos Secretários Municipais de Turismo, que irá apresentar e inspirar os gestores municipais sobre cases de gestão do Prêmio Nacional de Turismo e outras políticas públicas nacionais.

- Ações de Inovação: Dentre ações de inovação estão previstas o “Conheça a Rota”, onde por meio de realidade virtual as pessoas são convidadas a fazerem um passeio virtual pelas belezas da Rota das Emoções em 360º e ainda a “Pousada Conceito em realidade virtual”.

ROTA DAS EMOÇÕES

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que envolve 14 cidades de três estados: quatro no Piauí (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba) cinco no Ceará (Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara) e cinco no Maranhão (Araióses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro e Tutóia). São Luís e Fortaleza são considerados os portais de entrada da Rota, por terem infraestrutura aeroportuária apropriada para receber voos nacionais e internacionais.

Dentre os grandes atrativos do roteiro estão o Delta do Parnaíba (no Piauí); o Parque Nacional dos Lençóis (no Maranhão) e Jericoacoara, no Ceará, destino propício para a prática de esportes náuticos e turismo de praia e sol.

INVESTIMENTO

A inciativa é desenvolvida em conjunto pelo Ministério do Turismo, Sebrae, Embratur e governos estaduais (por meio dos órgãos executores da política estadual de turismo). O programa beneficia 30 rotas, nas 27 unidades da federação, com previsão de investimento total de cerca de R$ 200 milhões, alcançando 158 municípios e mais de 4 mil empreendimentos da cadeia do turismo.

Concebido como estratégia de alavancagem do turismo nacional, cuja contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%).

O Investe Turismo se propõe, entre outros objetivos, a fazer convergir ações e investimentos no setor, otimizando esforços para acelerar o desenvolvimento do turismo em todo o país, gerar empregos e transformar destinos e realidades, conforme destacou o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab.

“Priorizamos rotas que são verdadeiros hubs para os estados onde se localizam, detentoras de potencial para gerar ciclos virtuosos de crescimento. O Investe Turismo não é somente aporte de recursos. Não temos recursos em abundância; mas, não faltará dinheiro para bons projetos, lógico que priorizando aqueles que tragam retorno, que já tenham uma dinâmica de resultados e sejam estratégicos para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridos”, explicou o secretário.

Fonte: Sebrae









Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários