Recent Tube

Livro "Panorama da ficção brasileira contemporânea" será lançado em Parnaíba/PI


O livro Panorama da ficção brasileira contemporânea.v.1, cujo organizador é o Prof. Dr. Marcílio Machado Pereira, conta com artigos científicos que analisam a ficção produzida nos últimos cinquenta anos, dito de outra maneira, de livros significativos daquilo que se entende por ficção brasileira contemporânea. Dentre alguns dos ficcionistas pesquisados se encontram nomes como Bernardo Carvalho, Samuel Rawet, Rubem Fonseca, Chico Buarque, Adriana Lisboa e Milton Hatoum. No que diz respeito aos autores dos artigos, temos a participação de pesquisadores do PIBIC e de formandos do curso de Letras-Português da UESPI, Campus Parnaíba, e de alguns egressos do mesmo curso, hoje professores.

Procurando estabelecer uma relação entre os escritores estudados, explica o organizador: “O que eles têm em comum? O fato de que produziram grandes obras nos últimos 50 anos, mesmo os veteranos, ou que continuam a publicar obras importantes até o presente momento”. Esse critério não apenas serve de elo como explica a presença de nomes mais conhecidos, caso de Rubem Fonseca, e de outros menos, caso de Victor Hering, ambos destacados no texto de apresentação do livro. Um diferencial desta publicação é a definição das principais vertentes que caracterizam a atual prosa de ficção realizada no país, de modo a refletir sobre os aspectos que caracterizam o contemporâneo na literatura.

A preocupação com a literatura produzida nas últimas décadas corresponde ao reconhecimento de que a literatura brasileira, a despeito de todas as dificuldades encontradas no país, de ordem cultural ou econômica, por exemplo, segue seu caminho, revelando novos valores, explorando marcas do nosso tempo, investigando o caráter fragmentado do ser humano e os jogos perpetrados através da linguagem, dentre outros elementos. Isso de modo algum significa que não devemos continuar estudando os autores canônicos, mas que devemos ir além deles, atentando também para o que se tem publicado nos últimos anos.

Francisco das Chagas Souza Carvalho Filho
Parnaíba-PI, 13 de novembro de 2019.






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários