Recent Tube

Pedreiro descobre que foi declarado morto há 35 anos por ex-mulher

Foto: José Leomar
João Barbosa, de 72 anos, luta na justiça para comprovar que está vivo. O pedreiro foi declarado morto em 1985, mas só descobriu quando, em 2019, buscou a Defensoria Pública para regularizar a situação matrimonial com a antiga companheira. “Me mataram eu não sei nem o porquê, eu queria que cancelassem. Todo mundo tá vendo que estou vivo, quero resolver meus problemas. Estando morto, como eu vou resolver?”, declara o cearense. 


Em busca de novas oportunidades de emprego no Maranhão, João Barbosa deixou o Ceará, na década de 80, com a esposa e os filhos. Cerca de seis meses depois, ele se separou e foi embora sem assinar o divórcio. De volta à terra natal, João formou uma nova família e, em 2019, quis desfazer oficialmente o antigo casamento e formalizar a união estável com a atual mulher. 

Após sair a decisão judicial do divórcio, João foi ao cartório atualizar a certidão de casamento, quando recebeu a notícia de que foi declarado morto no dia 1º de janeiro de 1985. De acordo com o documento, a ex-esposa, com duas testemunhas, procurou o cartório da cidade de Pio XII, no Maranhão, comunicando o falecimento dele e que o corpo estaria enterrado no povoado Centro do Eufrásio. “O funcionário do cartório veio com a certidão de óbito, dizendo que eu estava era morto”, lembrou. 

“Minha vida lá no Maranhão não deu certo, não consegui emprego, não me adaptei. Depois de desavenças com a mulher, fiquei desgostoso da vida e resolvi voltar pra cá, mas eu nunca poderia imaginar que a pessoa ia inventar uma história dessas. Eu levei um choque quando soube disso”, conta João.

O processo para comprovar que João está vivo tramita na 1ª Vara de Registros Públicos. Além disso, o cartório da cidade de Pio XII já foi oficiado para apresentar os documentos que foram apresentados à época para lavrar o óbito. “É importante resolver a situação do seu João. Ele continua vivo e pode perder algum benefício por conta disso. É inusitado, mas pode ocorrer com outras pessoas”, afirma o defensor público Daniel Leão, supervisor do Núcleo do Idoso, responsável pela ação.

O motivo da declaração de óbito ainda não é conhecido. Para o defensor público, a ex-esposa pode ter feito isso para ter o direito de casar novamente ou para conseguir algum benefício. “Não sabemos o paradeiro dela, só temos o nome, ela ainda deve morar no Maranhão. Já pedimos a anulação desse aceito de óbito”, pontua Daniel Leão. No processo, foram apresentadas todas as provas de que João não morreu, está vivo e com plenas faculdades mentais.

Conforme o promotor, ainda não há previsão sobre o tempo processual do caso do pedreiro. Contudo, seu João já tem planos para quando for declarado vivo novamente. “Vivo com a minha companheira há 26 anos, quero resolver isso aqui, fazer os papéis com ela. A primeira coisa que eu vou fazer é casar com a minha mulher”, destaca João. Enquanto isso, a preocupação é constante. “Minha filha, agora me explica uma coisa: e se eu morrer de verdade? Como é que vão fazer comigo? Dá pra enterrar? Eu só quero resolver isso logo pra não chegar nesse impasse no futuro”.








Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários