Recent Tube

Conheça a Bomba Rosário, um equipamento que pode ajudar produtores do sertão do Nordeste

Foto: Time Enactus IFCE Maracanaú
Uma tecnologia simples e que ajuda bastante pequenos produtores rurais do sertão do Nordeste, a Bomba Rosário, uma bomba d’água barata e fácil de construir, que foi desenvolvida por universitários do Ceará

A ideia foi concebida em um laboratório do Instituto Federal do estado e colocada em prática em uma comunidade rural de Maracanaú, cidade que fica na região metropolitana de Fortaleza.

O nome Bomba Rosário vem da disposição dos anéis de borracha do aparelho, que lembram um rosário de rezar o terço. Não é uma ideia nova, mas foi adaptada às condições do semi-árido Nordestino por dois alunos: Rifandreo Barbosa, de engenharia ambiental e Breno Araújo, de química.

O protótipo do equipamento foi elaborado com materiais muito simples: são canos, conexões, redutores de plástico junto com uma cordinha com anéis feitos de uma chinela de borracha. Comprando tudo em loja, não sai mais que R$ 200.


Primeiros testes

O primeiro experimento foi montado na horta do produtor Antônio Barros da Silva, mais conhecido na região como “Sucata”, pelo gosto de juntar tranqueiras e inventar coisas. E o equipamento foi justamente montado com coisas de ferro-velho.

Antes da Bomba Rosário, ele precisava tirar água do poço e armazenar em uma caixa d’água, para depois regar as plantas. Neste trabalho, ele gastava até três horas por dia. Agora, com a bomba, ele não leva mais do que 40 minutos.

Economia de tempo e de esforço, já que o aparelho é mais simples de usar. Sucata também não precisa mais fazer a rega, agora tem um sistema de mangueira e canos que faz a aspersão diretamente para os canteiros, conhecido como pirulitos.

O seu Sucata foi o primeiro, mas não foi o único a utilizar a invenção. A Bomba Rosário está "fazendo chover" também na horta da produtora Maria Luiza da Silva, que ocupa um terreno vizinho. O equipamento mudou a rotina da propriedade, são muitas horas a menos para encher as caixas d’água.

Assim como o Sucata, Maria Luiza produz de tudo: tomate, alface, almeirão, mandioca, vagem, milho, banana… e muito mais, sem uso de adubo químico e agrotóxicos.

Novos frutos

A experiência já rendeu novos frutos aos estudantes do Instituto Federal. Em cooperação com a Secretaria de Assistência Social de Maracanaú.

Os alunos também montaram a Bomba Rosário na comunidade indígena dos Pityguaras, cerca de 15 famílias estão sendo beneficiadas, inclusive com o tratamento de água. Os índios estão montando hortas para consumo e geração de renda.

Fonte: Globo Rural
 





Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários