Recent Tube

Piauí investiga possibilidade de reinfecção de Covid-19 por paciente em Parnaíba.

Foto: Fabiano Pereira
A Secretaria de Saúde do Piauí investiga a possibilidade de reinfecção da Covid-19 por uma paciente. A possibilidade da chamada reativação viral, quando pacientes considerados recuperados ainda apresentam carga do vírus no organismo, também é estudada. O caso deverá ser encaminhado para o Ministério da Saúde.

A paciente é uma funcionária da área de saúde de Parnaíba, no litoral do Piauí. A mulher voltou a testar positivo, pela segunda vez, após dois testes terem resultado negativo. (veja abaixo data dos testes)

27 de abril: teste positivo para Covid
29 de abril: teste negativo para Covid
12 de maio: teste negativo para Covid
28 de maio: teste positivo para Covid

Em entrevista ao G1, a médica infectologista Renata Beltrão, que atua no hospital de campanha do município, informou que a mulher realizou o primeiro teste no dia 27 de abril após apresentar os sintomas da doença. O resultado foi positivo.

Dias depois, exatamente em 29 de abril, ela realizou um novo exame que atestou negativo. Foi feito mais um exame, no dia 12 de maio, que o resultado também deu negativo.

“Nós temos uma paciente que há 45 dias ela apresentou os sintomas. Ela tinha feito um exame, inicialmente, imunológico com o resultado positivo. Foi iniciado o acompanhamento e, depois desse resultado positivo, a paciente fez um PCR e o resultado deu negativo, sugerindo que ela tivesse uma alta leve, como se fosse uma limpeza total da carga viral nasal", relatou a médica.

"Essa paciente, aproximadamente, 30 dias depois apresentou novos sintomas e eles vieram, uma semana depois, com uma tomografia sugestiva, o que levou a realizar um novo PCR que veio como positivo”, completou a infectologista.

O resultado do último exame para a Covid-19 foi divulgado no dia 28 de maio, onde novamente testou positivo. A funcionária da área de saúde voltou ao isolamento social em casa.

Para a médica Renata Beltrão, os exames levam a acreditar de que se trata de um caso de reinfecção.

“Hipóteses como reativação viral são plausíveis, mas a hipótese de reinfecção é sustentada pelos exames. Nós já entramos em contato com os órgãos superiores como o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para que seja investigado”, comentou.

Fonte: G1/PI





Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários