Recent Tube

A Gota D'água | por Iolanda Nogueira

Há vários dias vem faltando água nas torneiras de Chaval. A água some de dia e chega sempre às 5:00 da manhã. Até parece estar brincando de esconde - esconde, com o povo. Mas brincadeira de mau gosto não se faz. 

Quando a água falta de vez em quando, por causa de problema na tubulação ou outro imprevisto, ainda dá pra entender a falta de satisfação aos consumidores que pagam, e muito caro, com o dinheiro que em vez de voltar em benfeitorias pro povo, escorre pelo ralo do desserviço. 

O descaso da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, a famosa CAGECE, péssima fama, diga - se de passagem, sofre uma enxurrada de reclamações, sem dar uma resposta aos que sofrem com o desabastecimento. E isso é a gota d'água!

Qual será a desculpa para o que tá parecendo um racionamento de água? (Pois é o que parece, já que tem hora pra água sumir e reaparecer), se Chaval é abastecido pelo açude Itaúna, com capacidade de armazenamento de água de nada mais, nada menos, que 77.500.00m cúbicos de água, e, que nesse ano chegou a transbordar?!

Quando o consumidor, aquele que sempre entra pelo cano, vai atrás de respostas, tem sempre alguém prestes a só falar água. Nada com consistência que convença a pessoa mais ingênua que possa existir. 

As desculpas dadas pela CAGECE, é sempre uma tempestade de abobrinha. Eu mesma já ouvi uma dessas, quando reclamei, uma vez, da cobrança absurda (conhecida também como assalto legalizado):"a conta vem muito alta porque a casa é grande". Eu até tentei explicar que ninguém dá banho na casa...que as paredes não bebem água...

Outra vez, tentaram me fazer engolir a seco, que a água vem muito alta, porque vem muito ar nos canos. Tentei mais uma vez, dizer que ninguém lava louça nem toma banho com ar. Meus argumentos foram por água abaixo. 

Seja lá como for, quem paga pelo desserviço da CAGECE, é o consumidor. Paga pelo banho que a casa não toma...Paga pela água que as paredes não bebem...... pelo ar que não lava a louça.....

Se o consumidor atrasa o pagamento da conta da água, imediatamente o abastecimento de água é interrompido. Mas, se a água falta dia sim o outro também, a explicação acaba indo pro brejo, de tão patética que é. 

Quando secar o estoque de desculpas esfarrapadas, quando formos reclamar da CAGECE, acho que ainda vamos ouvir um "só sei que nada sei "......"Não sei, só sei que foi assim "....

E seguiremos com o não retorno do imposto pago, e convivendo com o assalto legalizado! 

*Iolanda Nogueira - Educadora, Artesã e Escritora. 






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários