Recent Tube

É mar, é maresia: Festa de Iemanjá Virtual acontece nos dias 13, 15 e 17 de agosto no Youtube da Secult Ceará

Evento celebra as memórias históricas da festividade e apresenta uma emocionante, mística e bela programação on-line

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Comitê das Expressões Culturais Afro-brasileiras e apoiadores convidam para a Festa de Iemanjá. A Festa, que carrega referência às celebrações realizadas na Praia do Futuro e no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, terá uma programação diferente em 2020. Ao invés de pisar os pés na areia e de celebrar o mar bem de pertinho, o evento terá edição virtual, com uma emocionante e bela programação para assistir de casa com o coração em festa e fé. Com o tema “É mar, é maresia: memórias históricas da Festa de Iemanjá”, a festividade acontece nos dias 13, 15 e 17 de agosto no Youtube da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), acompanhe: https://www.youtube.com/SecultCear%C3%A1Gov.

A programação da Festa, convida a reflexão sobre a construção da memória das festividades e seu significado histórico; a valorização e a promoção da cultura afro-brasileira, enuncia a força da presença da religiosidade Afro-brasileiras tradicional no nosso Ceará. Dedicado a celebrar a Rainha do Mar, o evento contará com apresentações culturais, louvação à Iemanjá, rodas de diálogo, afro-empreendedorismo, vídeos memorialísticos, exposição de fotografias, etc.

Destaque na programação para apresentações culturais de Afoxés, Capoeira e Maracatu, um pocket show do cantor e compositor Calé Alencar, rodas de diálogo e exposições virtuais de fotógrafos e fotógrafas que registraram a festa.

A atividade acolhe o desejo dos participantes do Comitê Gestor Expressões Culturais Afro-brasileiras de fazerem da programação virtual uma ação de promoção e difusão, que são partes do plano de Salvaguarda do bem. E atua em consonância com a política do Patrimônio Cultural e Memória do Estado que visa ao fortalecimento da salvaguarda da diversidade étnica, artística e cultural, das referências culturais de natureza material, imaterial e da memória cearense. A Festa de Iemanjá encontra-se em processo de registro como patrimônio cultural cearense pela Secult Ceará.

Em 2017, a celebração foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade de Fortaleza em um momento histórico para a tradição religiosa cearense. Esse reconhecimento se apresenta como uma importante vitória da resistência e da luta contra o racismo religioso que acomete as religiões de matriz africana e afro-brasileiras.

Festa como patrimônio

Como forma de reconhecimento à Festa, o Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Histórico Cultural (Coepa) aprovou em reunião extraordinária realizada na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o parecer de abertura do Processo de Registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial do Ceará.

O registro como patrimônio imaterial é de suma importância, visto que trata das referências culturais que estão muito presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações. O registro de patrimônio imaterial reconhece o valor das diferentes manifestações populares representativas da nossa diversidade cultural, incluindo os vários grupos sociais, suas formas de expressão, suas celebrações e seus modos de vida.

Serviço

Festa de Iemanjá Virtual
13, 15 e 17 de agosto de 2020
É mar, é maresia: memórias históricas da Festa de Iemanjá


Programação*

Dia 13/08

14h – Abertura com Mãe Mocinha e Mãe Tecla (União Espírita Cearense de Umbanda Fortaleza-UECUM) e Pai Neto (Associação Espírita de Umbanda São Miguel – AEUSM)

14h09m – Apresentação Cultural com Afoxé Acabaca

14h25m – Roda diálogo: Festa de Iemanjá – direito à tradição religiosa afro-brasileira, com:

Sandra Petit – Doutora em Ciência da Educação e Professora da UFC e articuladora da Marcha Contra o Racismo/Ceará

Dário de Oxum – Ativista LGBTI+ Não-binárie e RENAFRO/CE

Wellington Nascimento – Pedagogo especialista em Arte Educação e Cultura Popular e Tambozeiro

Harlei de Ogum – Professor da prefeitura Municipal de Fortaleza, umbandista e pesquisador sobre a Festa de Iemanjá.

Mediação: Fernando Sanha, articulador da CEPPIR – Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial

15h40m – Exposição Virtual do fotógrafo de Luiz Alves

15h50m – Encerramento com Mãe Taquinha (C.E.U Rei Dragão do Mar) e Pai Jairo de Ogum ( Centro de Umbanda São Jorge Guerreiro) e Pai Ricardo e Mãe Bia (Centro Espírita de Umbanda General de Brigada e Rainha Pombo Gira)

Dia 15/08

14h – Abertura com Oração da Umbanda com Pai Neto (Associação Espírita de Umbanda São Miguel-AEUSM) e Mãe Suzana (União Espírita Cearense de Umbanda Fortaleza -UECUM) Celebração de Iemanjá com exibição de vídeos/memória da Festa de Iemanjá.

14h06m – Apresentação cultural com Afoxé Filhos de Oyá

14h21m – Feira Negra (Coletivo de Afro-empreendedorismo)

14h35m – Falas institucionais com UECUM, RENAFRO, CURDM e AEUSM

14h47m – Apresentação de Calé Alencar com Canção para Iemanjá, participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

14h55m – Roda de diálogo – Percepções do feminino: arte, cultura e religiosidade na Festa de Iemanjá, com:

Patrícia Adjoké Dofona de Obaluaye – Assessora Pedagógica da COPPIR, escritora, percussionista e cantora.

Ilaina Damasceno – Professora da Faculdade de Educação da UERJ. Pesquisadora da tradicional Festa de Yemanjá.Tenda Espírita do Boiadeiro – Engenhoca, Niterói.

Mãe Kelma de Iemanjá – Mestre em educação brasileira, especialista em cultura africana e afro-brasileira. Integra o Coletivo Ayoká e atualmente coordenando a Renafro no Ceará.

Lourdes Macena – Doutora em artes, profa em danças populares do IFCE, diretora do grupo Miraira, profa da Licenciatura em Teatro, coordenadora do PPGArtes do IFCE.

Mediação: Raquel Caminha da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult/CE

16h25m – Exposição virtual da fotógrafa Camila de Almeida

16:35- Falas institucionais. SEUCI, Bloco Amigos do Zé, CUJMJ e ACPLA.

16h45m – O presente de Iemanjá – Fotografias e vídeos dos terreiros mostrando o presente, a entrega de Iemanjá nas festas anteriores e nos terreiros.

16h50m – Encerramento com Mãe Zimá (Mestra da Cultura), Pai Raimundinho Dente de Ouro ( Centro Cultural de Umbanda Rainha da Justiça) e Mãe Tecla (União Espírita Cearense de Umbanda Fortaleza -UECUM)

Dia 17/08

14h – Abertura com Pai Jeferson (Movimento Político Umbandista – MPU) – Mãe Taquinha (C.E.U Rei Dragão do Mar)

14h06m – Apresentação cultural com Capoeira

14h22m – Falas institucionais da SECULT, SECULTFOR, CEPPIR; COPPIR e Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa.

14h30min – Roda de diálogo: Patrimônios Culturais afro brasileiros e Educação étnico-racial com:

Jean dos Anjos; macumbeiro, fotógrafo, antropólogo, especialista em Ciências da Religião. Pesquisador do Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI/UFC).

Linconly Pereira; Babalorixá, Professor Adjunto de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Patrício Araújo; Professor Adjunto de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Ícaro Amorim Martins. Professor de História. Mestre em Ensino de História. Pesquisador do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim.

Mediação: Emmanuel Lopes da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult/CE

15h45m – Exposição virtual dos fotógrafos Jean dos Anjos e Éden Barbosa

15h55m – Encerramento com Maracatu Filhos de Iemanjá

*Programação sujeita à alteração. 








Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários