Recent Tube

Anel colorido em volta do sol é visto no interior do Ceará

Foto: Wandenberg Belém

Trinta e seis dias após a formação de um halo solar chamar a atenção de moradores do interior do Ceará, o fenômeno óptico voltou a ser observado por moradores das cidades de Iguatu e Icó, na região Centro-Sul do Ceará, Juazeiro do Norte, Altaneira, Tarrafas, Assaré, no Cariri cearense, no fim da manhã desta quinta-feira (26).

O halo é um imenso círculo colorido ao redor do sol. É chamado pelos meteorologistas como ‘halo solar’. A sua formação fez com que com muita gente olhasse para o céu, tirasse fotos e fizesse vídeos que foram compartilhados nas redes sociais.

Em Iguatu, o radialista Thiedo Henrique disse que “é muito bonito e foi maior e mais nítido do que o anterior, há pouco mais de um mês”. O motorista Aury Izídio ficou surpreso e considerou “uma coisa inexplicável, diferente, Deus e suas maravilhas, muito bonito mesmo, nunca tinha visto e lembra um arco-íris ao redor do sol”.

Nas pequenas cidades de Tarrafas e Altaneira a população parou para observar e registrar o fenômeno. Robério de Lima, motorista, 32 anos, ficou maravilhado. “É uma coisa inesperada, bonita, da natureza e de Deus”, comentou. “Acho que vem chuva porque o tempo está nublado”.

Em Altaneira, o técnico da secretaria de Educação do município, Cícero Natan Alves Bezerra, contou que ao sair do trabalho com os colegas por volta de 11h30 percebeu as pessoas olhando para o céu. “A cidade toda parou para observar e fazer fotos e vídeos”, frisou. “Nunca tinha visto e é impressionante. Muitos moradores pensaram que era um eclipse ou um arco-íris”.

Para o produtor rural Francisco Caldas, morador de Iguatu, “essa roda ao redor do sol é sinal de muita chuva já em janeiro, de um inverno que vai começar cedo no ano que vem”.

A enfermeira Rita de Cássia Costa, contou que já tinha visto, no dia primeiro de janeiro do ano passado, na cidade de Icó. “Segundo as pessoas mais antigas, quando a gente ver essa lagoa redonda em volta do sol ou da lua é sinal de bom inverno”.

Explicação

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Rodrigues, esclareceu que fenômeno decorre do aumento de umidade na atmosfera, formação de cristais de gelo suspensos no ar e nuvens elevadas que “carregam as partículas úmidas e ocorre a refração da luz solar em forma de círculo colorido”.

O meteorologista do Inmet também esclareceu que “pode ocorrer em qualquer época do ano e em todas as regiões, quando as condições de umidade e nuvens elevadas estão dadas”.

Para o meteorologista da Fundação Cearense de Recursos Hídricos e Meteorologia (Funceme), Raul Fritz, o halo solar tende a ocorrer, principalmente, “em época de chuva porque o tipo de nuvem no qual se forma acontece mais neste período”.

Fritz reforçou que a formação do halo “depende da existência de nuvens muito altas, como as do tipo cirrus e cirrostratus, formadas por cristais de gelo, que geram o halo a partir da luz do sol”. Os meteorologistas esclarecem que o fenômeno pode ser visto em várias cidades ao mesmo tempo. 

Fonte: Diário do Nordeste. 







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários