Recent Tube

Comunicado do Conselho Tutelar de Chaval



Sempre que o Conselho Tutelar receber a notícia da prática, em tese, de crime contra criança ou adolescente, deve levar o caso imediatamente ao Ministério Público (CF. art. 136, inciso IV, do ECA), sem prejuízo de se prontificar a aplicar, desde logo, medidas de proteção à criança ou adolescente vítima, bem como realizar um trabalho de orientação aos seus pais ou responsável.
A avaliação acerca da efetiva caracterização ou não do crime cabe ao Ministério Público, após a devida investigação do fato pela autoridade policial. A propósito, o Conselho Tutelar não é órgão de segurança pública, e não lhe cabe a realização do trabalho de investigação policial, substituindo o papel da polícia judiciária (polícia civil).

O que pode fazer é se prontificar a auxiliar a autoridade policial no acionamento de determinados serviços municipais que podem intervir desde logo (como psicólogos e assistentes sociais com atuação junto aos CREAS/CRAS, CAPS e outros serviços públicos municipais), inclusive para evitar a "revitimização" da criança ou adolescente, quando da coleta de provas sobre o ocorrido.
Tal intervenção (tanto do Conselho Tutelar quanto dos referidos profissionais e autoridades que devem intervir no caso), no entanto, deve invariavelmente ocorrer sob a coordenação da autoridade policial (ou do Ministério Público), inclusive para evitar prejuízos na coleta de provas. Vale lembrar que, em casos semelhantes, é preciso proceder com extrema cautela, diligência e profissionalismo, de modo a, de um lado, responsabilizar o(s) agente(s) e, de outro, proteger a(s) vítima(s).

Em qualquer caso, é preciso ficar claro que todos os órgãos, serviços e autoridades corresponsáveis pelo atendimento do caso devem agir em regime de colaboração. É preciso, em suma, materializar a tão falada "rede de proteção à criança e ao adolescente", através da articulação de ações e da integração operacional entre os órgãos corresponsáveis.
De acordo com o Art. 5° Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Ainda vale ressaltar que o Colegiado do Conselho Tutelar no uso de suas atribuições legais (CF. art. 136, inciso III, alínea “a” e inciso IV e V, do ECA), esta tomando todas as medidas cabíveis sobre a proteção integral à criança e ao adolescente ( Lei n° 8.069, de Julho de 1990), zelando pelo cumprimento dos direitos, definidos em lei.
Vale lembrar que o Colegiado do Conselho Tutelar exerce suas atividades e ações de modo interno, com extremo rigor de sigilo, ética e profissionalismo. Em momento algum o Colegiado se omite de suas atribuições, nos casos expressos em Lei, aplica-se excepcionalmente o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA), em especial, devido ao histórico do fato ocorrido recentemente, esclarecemos.

O Conselho Tutelar de Chaval/CE, no uso de suas atribuições legais, conforme o Art. 136 do ECA, através do seu Colegiado, vem perante a família, a comunidade e a sociedade de modo geral, que estamos assegurando com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes a proteção à criança e ao adolescente deste município, definidos em Lei.

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários