Conforme o Diário do Nordeste adiantou, o Estado do Ceará vai receber do Ministério da Saúde 218 mil doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, nesta segunda-feira (18). A previsão é que o lote com o imunizante chegue ao estado no início da tarde. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), a quantidade é suficientes para vacinar 109 mil pessoas nesta primeira remessa, uma vez que cada pessoa deve receber duas doses do imunizante em um intervalo de 21 dias. O processo de imunização começa na quarta-feira (20) em todos os municípios cearenses, simultaneamente.
Além disso, refrigeradores e insumos para a vacinação, que incluem seringas, agulhas, luvas e algodão, já começaram a ser distribuídos no Estado na semana passada. Estado vai receber 96 volumes – 2.880 kg – em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do País.
De acordo com secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, a pasta fez uma divisão dos profissionais de Saúde em 4 grupos. Segundo ele, os que estão na linha de frente contra a Covid-19 somam cerca de 70 mil pessoas. Esses profissionais das unidades públicas e privadas serão imunizados nos locais onde trabalham. Eles estão na primeira fase do plano de vacinação. Além deles, idosos acima de 80 anos e que estejam abrigados também terão prioridade neste momento. Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.
Logística de distribuição
O Governo do Ceará montou uma logística que envolve aviões, helicópteros e caminhões para a entrega do imunizante aos municípios. Foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. O Estado segue o Plano Nacional de Vacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
O secretário reforça que todas as regiões do Estado já estão prontas para a vacinação, inclusive em relação a distribuição de agulhas e seringas. “Nosso foco principal é imunizar o quanto antes os grupos prioritários, com segurança e organização, para que tenhamos uma nova fase na luta contra essa pandemia. Nosso foco principal neste momento é salvar vidas, por isso estamos priorizando as pessoas mais expostas ou mais vulneráveis ao vírus. Fizemos um trabalho de antecipação da logística para que pudéssemos agir rápido na distribuição da vacina”, explicou Dr. Cabeto. .
O governador do Ceará Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza Sarto Nogueria já viajaram para São Paulo para participarem de um um ato simbólico, na segunda-feira (18), às 7h, organizado pelo Ministério da Saúde com governadores, em Guarulhos, onde está o centro de distribuição do Ministério.
Continua depois do anúncio
Imunizante
O uso emergencial das vacinas Coronavac, do laboratório Sinovac, AstraZeneca/Universidade de Oxford foi aprovado por unanimidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), durante reunião realizada neste domingo (17). Os imunizantes contra Covid-19 são os dois primeiros a serem autorizados para uso no Brasil. .
Neste domingo, duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A primeira brasileira a ser imunizada no País foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos.
Anvisa aprova uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil
Eficácia da Coronavac e demais vacinas: por que o imunizante com índice menor é útil contra a Covid
Grupos prioritários
No Ceará, a aplicação das doses será feita seguindo a ordem de grupos prioritários. Na primeira fase, serão vacinados os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19; idosos acima de 75 anos; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência; e a população indígena. Já a segunda fase de vacinação contempla a população com idades entre 60 e 74 anos. Pessoas com comorbidades entram na terceira fase.
Para auxiliar no armazenamento de vacinas contra a Covid-19, a Universidade Federal do Ceará (UFC) ofereceu oito freezers de alta potência. Os equipamentos pertencem à Faculdade de Medicina, e podem conservar cerca de 53 milhões de doses a uma temperatura de 70 graus negativos.
Vacinação contra Covid em Fortaleza começa quarta (20); Sarto diz que Município está preparado
Informações do Diário do Nordeste
Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.
Clique aqui e se inscreva no nosso canal no Youtube!
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.