Recent Tube

Potó: um inseto pequeno e bastante temido

Potó: um dos insetos mais temidos pelo homem

O potó é um inseto pequeno que mais parece uma formiga, mas na maioria das vezes o estrago que ele deixa na pele de uma pessoa não é proporcional ao seu tamanho.

Apesar da crença popular, não é a urina dele que causa a queimadura. Os bichinhos liberam uma substancia tóxica que, ao entrar em contato com a pele humana, pode causar queimaduras.

O potó é atraído pela luz, principalmente a branca, e durante a noite procura o lugar mais quente que geralmente é o corpo humano, por isso é comum só percebermos o “ataque” pela manhã.

A melhor forma de evitar o transtorno de uma queimadura de potó é a prevenção, ou seja, manter janelas dos quartos fechadas e, se possível, instalar telas de proteção para bloquear a entrada dos insetos, trocar as luzes brancas por amarelas (essas atraem menos os animaizinhos) e, se você ver um potó andando em cima de alguém, retire-o com calma e lave a área com água abundante. Não mate o potó apertando-o contra a pele.


Continua depois do anúncio


Após o contato, a queimadura pode variar de intensidade e gravidade. Em casos simples, uma pomada anti-inflamatória pode ser utilizada para desinflamar e hidratar o local. Já em casos mais graves, pode haver até uma infecção secundária. Sendo assim, é essencial uma avaliação médica nos casos mais complicados.
Potó: um dos insetos pequeno e bastante temido


O uso de receitas caseiras e produtos domésticos como creme dental, pomadas ginecológicas, margarina, entre outros, deve ser completamente evitado, pois podem piorar a gravidade da lesão, causar reações alérgicas, além de demorar a cicatrização da ferida.

A queimadura deve secar naturalmente, não sendo exposta à luz solar e quando em melhora, o uso de protetor solar na área em cicatrização evita que surjam manchas no local.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal no Youtube!

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Um aviso a todos que se queimaram com o ácido venenoso dessa formiguinha POTÓ.
    assim como se faz com queimadura semelhante com AGUA VIVA, vcs devem lavar o local afetado com VINAGRE.
    Alivia na hora e em minutos vai baixar as bolotas que vão surgir.
    Vinagre, lave e evite coçar.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.