Recent Tube

Meu Pé de Serra - por Anailton Fontenele | Café do Cazuza


Clube Literário Café do Cazuza terá uma coluna semanal aqui no Chavalzada. Hoje teremos a participação do escritor Anailton Fontenele com o poema "Meu Pé de Serra". 

Meu Pé de Serra

Eu vim do pé da serra,
Onde a onça ainda ruge,
Onde o nativo
Contra ela se insurge,
Onde a água desce na pedra,
Onde o coração espera
Retornar pra ter saúde.

Eu vim do pé da serra,
Onde a natureza ainda encanta,
Onde os pássaros cantam,
As abelhas produzem mel,
O agricultor usa chapéu,
Os insetos fazem zumbido,
Onde a vida tem mais sentido,
Onde respiro o ar puro do céu.

Eu vim do pé da serra.
De onde não devia ter saído,
Entre pássaros e prosas ter vivido,
Desfrutado os favos de mel,
Com os nativos usar chapéu,
Quem sabe até
Ter de novo nascido,
Não negar os zumbidos,
Com as onças combatido,
Nesse pedacinho de céu.

Por Anailton Fontenele



Continua depois do anúncio




Quem é Anailton Fontenele?

Nascido em Granja-CE, na localidade de “Mocunam”, distrito de Timonha (antigo Pitimbu), em 29/12/1974, veio morar em Chaval-CE, em meados do ano de 1982, quando adotou esta cidade como sua nova pátria. Casou-se com Maria Portela Fontenele em 23/10/1996, da qual nasceram-lhes três filhos: Nathanaely Portela Fontenele (1998), Israel Pereira Fontenele (1999) e Hatfa Geritsa Portela Fontenele (2005).

Católico de nascimento, aceitou a fé evangélica em agosto de 1991, na Assembleia de Deus Ministério Templo Central de Chaval-CE, onde exerce o ofício eclesiástico de presbítero do corpo ministerial. Daí sua inspiração em temas cristão em suas poesias.

Entrou para o setor público em janeiro de 1999, mediante aprovação em concurso público para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, trabalhando na Comarca de Chaval-CE até os idos de hoje, onde começou sua paixão pelas Ciências Jurídicas que o levou à Universidade.

Formado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde ingressou após aprovação em vestibular, colou grau em 6/2/2015, na cidade de Parnaíba-PI. Aliás, foi durante a preparação para entrar no ensino superior que o autor despertou sua veia poética ao entrar em contato com a matéria Literatura Brasileira. Daí então, não mais parou de fazer poemas.

Logo em seguida, obteve êxito no XVIII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ano de 2015, vindo a ser aprovado em março de 2016, ficando apto a se inscrever como advogado nos quadros da OAB.

Exerceu a função comissionada de Assistente de Magistrado na Comarca de Chaval, de 08/05/2017 a 01/06/2021 assessorando o juiz de direito da cidade, fazendo da poesia um de seus hobby favorito.

Em 2020 participou da Coletânea “Poemas Entre Gerações” com a participação de 60 escritores de diferentes gerações da literatura de Parnaíba e região. Obra foi organizada pelo Jornal O Piagui em parceria com a Academia Parnaibana de Letras.


O que é Café do Cazuza Clube Literário?

Clube Literário Café do Cazuza é a reunião de escritores nascidos ou residentes em Chaval. Um espaço virtual de encontros literários e divulgação da arte literária de Chaval/CE.

O nome "Café do Cazuza" é uma homenagem a um antigo espaço comercial e cultural onde se reuniam os artistas chavalenses na década de 70 e 80 onde era servido, além de arte, um café cujo cheiro e gosto ainda hoje são sentidos nas memórias e lembranças de quem frequentou o local. Mais AQUI



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários