Recent Tube

O que fazer para tratar o Terçol?

Como tratar Terçol


O terçol, também conhecido como hordéolo, é uma inflamação em um pequena glândula na pálpebra que acontece principalmente devido à infecção por bactérias, levando ao aparecimento de um pequeno inchaço, vermelhidão, desconforto e coceira no local.

Apesar de ser desconfortável, o terçol normalmente desaparece sozinho depois de 3 a 5 dias sem que seja necessário tratamento específico, no entanto para aliviar os sintomas é interessante fazer compressas mornas para ajudar a desinchar e aliviar o desconforto.

Porém, quando o terçol não desaparece após 8 dias, mesmo com a realização de compressas, é importante que o oftalmologista seja consultado, pois é possível que o terçol tenha evoluído para o calázio, em que o tratamento é realizado a partir de um pequeno procedimento cirúrgico.

Continua depois do anúncio

Sintomas de terçol

O terçol pode ser percebido principalmente por meio do aparecimento de um inchaço na pálpebra que causa desconforto principalmente ao piscar os olhos. Outros sintomas de terçol são:

  • Sensibilidade, sensação de poeira no olho, coceira e dor na borda da pálpebra;
  • Surgimento de uma pequena área arredondada, dolorosa e inchada, com um pequeno ponto amarelo no centro;
  • Aumento da temperatura na região;
  • Sensibilidade à luz e lacrimejamento dos olhos.
O terçol normalmente desaparece sozinho após alguns dias, no entanto no caso de ser persistente, é possível também que tenha havido inflamação nas glândulas que estão presentes perto das raízes dos cílios, dando origem ao calázio, que é um nódulo que não causa sintomas, mas que é bastante desconfortável e que precisa ser removido por meio de um pequeno procedimento cirúrgico. Saiba mais sobre o calázio e como identificar.

Principais causas

O terçol acontece principalmente devido a infecção por microrganismos, na maioria das vezes, bactérias, que promovem inflamação local e levam ao aparecimento dos sinais e sintomas. No entanto pode acontecer também devido a seborreia, acne ou blefarite crônica, que é alteração caracterizada por inflamação na borda das pálpebras que leva ao aparecimento de crostas e remelas excessivas. Entenda o que é a blefarite crônica.

Além disso, o terçol é mais comum em adolescentes, devido à desregulação dos hormônios, em idosos, assim como em pessoas que têm excesso de oleosidade na pele ou que têm uma outra inflamação da pálpebra.

O que fazer para tratar o terçol

O terçol, normalmente, não precisa de remédios para curar e, por isto, o tratamento pode ser feito em casa, seguindo algumas recomendações, como:

  • Limpar a região ao redor dos olhos, e não deixar acumular muita secreção;
  • Aplicar compressas mornas no local afetado durante 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia;
  • Não espremer ou mexer demais na região, pois pode piorar a inflamação;
  • Não usar maquiagem ou lentes de contato, parar não espalhar a lesão, ficando maior, e não fazê-la durar mais tempo.
O terçol, geralmente, desinflama ou drena sozinho em cerca de 5 dias, e não costuma durar mais que 1 semana. Os sinais de melhora são a diminuição do inchaço, da dor e da vermelhidão. Alguns casos, porém, são mais graves, podendo durar mais tempo e com piora da infecção, portanto, deve-se ficar atento aos sinais e procurar atendimento de um oftalmologista ou dermatologista.

Veja como deve ser o tratamento em casa para o terçol.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico caso seja verificado que os olhos estão muito vermelhos e irritados, houve alteração na visão, o terçol não desaparecer em 7 dias ou quando a inflamação espalhar pelo rosto, levando ao aparecimento de uma área vermelha, quente e dolorosa.

Após avaliação, o médico poderá prescrever uma pomada ou colírio com antibiótico e, em alguns casos, é até necessário o uso de antibiótico por via oral. Também há poucos casos mais graves em que pode ser necessária uma pequena cirurgia para drenagem do pus do terçol.

Informações do site TuaSaúde


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários