Recent Tube

ÁRvore - por Iolanda Nogueira | Café do Cazuza


O
Clube Literário Café do Cazuza terá uma coluna semanal aqui no Chavalzada. Hoje teremos a participação da escritora Iolanda Nogueira com o texto "ÁRvore"

ÁRvore

Eu fui o teu berço. Estive presente nos momentos mágicos da tua infância, quando eu era o teu cavalinho e o teu carrinho de pau, o teu pião, o teu arco e flecha...

Fui eu que fiz os teus primeiros rabiscos no caderno feito de mim....

Fui eu que te ofereci sombra, depois de cada jogo na areia do campinho de futebol, debaixo do Sol mais quente do dia...

Fui eu que te abriguei da chuva depois de cada banho de bica...

Fui eu que livrei a tua morada da ameaça dos maus....

Fui eu que matei a tua sede com a água dos rios flutuantes que, molhavam teus ares, te davam oxigênio, regavam teu alimento, e te banhava nos rios terrestres ...

Fui eu que guardei os restos mortais dos teus antepassados....

Hoje sou reles natureza morta. Estou deixando de existir por causa da tua ira e da tua ganância cega e feroz, que te impede de enxergar que és tu quem estás matando aos teus.

Quando eu não mais estiver aqui, tu sentirás na alma, o mal que causaste aos teus netos, que não mais terão, nem brinquedo... nem lápis... nem caderno... nem sombra.. nem alimento... nem abrigo... nem o seu último leito: o do descanso final.

Quando os teus descendentes procurarem pelo verdadeiro ouro que mantém a vida, o oxigênio, irão pagar muito caro pelo mal que me causaste e, em vão e asfixiados procurar pelo ar......ar......ar...

Iolanda Nogueira de Brito
Chaval, 06/06/2021



Meu nome é Iolanda Nogueira de Brito. Sou chavalense nata. Nasci no dia 29/04.
Sou formada em Licenciatura Específica em Língua Portuguesa.
Sou atraída por tudo que liga à arte.
Passeio, um pouquinho por algumas modalidades, como: pintura, escultura, música e, amo a escrita. Tomei gosto por esta última através da minha coleção de revistas em quadrinhos, quando eu era criança, e já ingressei na escola com uma certa facilidade de ler e escrever.
De vez em quando me arrisco em escrever poemas, contos...mas, eu tenho tendência para o lado da crônica.
Seja lá qual for o gênero textual, eu prezo por exaltar o nosso regionalismo, fazendo com que as novas gerações conheçam os momentos históricos da nossa cidade e se reconheçam nas origens dos nossos antepassados.


Continua depois do anúncio





Clube Literário Café do Cazuza é a reunião de escritores nascidos ou residentes em Chaval. Um espaço virtual de encontros literários e divulgação da arte literária de Chaval/CE.

O nome "Café do Cazuza" é uma homenagem a um antigo espaço comercial e cultural onde se reuniam os artistas chavalenses na década de 70 e 80 onde era servido, além de arte, um café cujo cheiro e gosto ainda hoje são sentidos nas memórias e lembranças de quem frequentou o local. Mais AQUI



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários