Recent Tube

Previsão de chuva para Chaval hoje 05/01/2022


Na imagem de satélite (GOES-16), canal Visível, das 8h50min local, observam-se nuvens sobre todo o Ceará (CE), principalmente na macrorregião do Litoral de Fortaleza. Essa nebulosidade, está associada a chuva, que no momento apresenta intensidade variando de fraca a moderada. Em alguns estados do Nordeste do Brasil (NEB), como no Maranhão e no Piauí, verifica-se também nebulosidade associada a chuva que estão atribuídas a presença de áreas de instabilidades. A ZCIT, principal sistema indutor de chuva no norte do NEB, no período de fevereiro a maio, encontra-se em torno de 3°N.



Para hoje (05/01/2022) no Ceará, a previsão é de chuva entre a tarde e a noite nas macrorregiões da Ibiapaba, do Litoral Norte, do Cariri, do sul da Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns. Para amanhã (06/01/2022), na região central, sul e oeste do estado, as chuvas podem ocorrer ao longo do dia, principalmente no período da madrugada/início da manhã e da tarde e noite. Enquanto na faixa litorânea, as chuvas se concentrem entre a madrugada e a manhã, não se descartando chuva no restante do dia. Em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Fonte da imagem: INMET. /  Funceme

ZCIT - Zona de Convergência Intertropical: Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.



Continua depois do anúncio




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários