Recent Tube

Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras completará 22 anos em 2023


FUNDAÇÃO DA ACADEMIA CAMOCINENSE DE LETRAS
                                               por Ana Margarida Pires de Oliveira

O movimento literário de Camocim teve início precisamente no ano de 1988 com a criação do jornal intitulado de ¨O Literário¨, que mais tarde daria origem ao Grêmio Literário Professor Ivan Pereira de Carvalho, e deste nasceu a Academia Camocinense de Letras (ACL) que culminou na atual Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL).

A ideia de criar um jornal de cunho literário partiu através de uma conversa dos escritores Carlos Cardeal e Roberto Pires na casa de cultura local, hoje, atual sede da ACCAL e em seguida com Raimundo Bento Sotero, convocado por Carlos Cardeal, para mostrar a ideia sugerida por Roberto Pires. Tive a honra de acompanhar de perto e colaborar, não só ajudando Roberto na edição do jornal, como também, mais tarde, passei a escrever alguns textos para “O Literário” e participava do Grêmio Literário atuando na tesouraria. O Gênero literário do jornal era bastante rico e diversificado, pois o mesmo continha crônicas, contos, poesias, sonetos, charges, história em quadrinhas entre outros. Cada escritor arrastava um público leitor próprio.

O Literário mídia papel tinha uma tiragem mensal e era custeado praticamente pelo escritor Raimundo Bento Sotero e alguns poucos colaboradores comerciais através de suas logomarcas que eram postas no jornal. O mesmo era lido localmente, regionalmente e internacionalmente. Já “O Literário on-line” era custeado e alimentado por seu progenitor, webmaster e escritor R. Pires e aí o jornal passava a ser lido mundialmente e era um sucesso!

Três anos depois, R. Pires propôs ao Grêmio Ivan Pereira de Carvalho transformá-lo em uma Academia Camocinense de Letras e a proposta não teve aceitação unânime. Mas isso não o desestimulou. Houve então uma divisão do grupo. E em 2001 juntamente com uma comissão luso-brasileira, R. Pires fundava a Academia Camocinense de Letras, juntamente com os gremistas que o acompanharam acreditando, assim, que a cidade merecia e precisava de um grupo literário dessa dimensão. A Academia Camocinense de Letras (ACL), atual Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL), foi fundada em 31 de Maio de 2001, sendo formada por escritores locais e escritores portugueses. A mesma iniciou com vinte cadeiras e teve como primeiro Presidente Roberto Pires de Oliveira, vice-presidente: Luis Gonzaga Barbosa da Mota, secretária: Ana Margarida Pires de Oliveira e tesoureira: Aglaís Felipe de Oliveira e os mandatos eram bienais.

Atualmente, a ACCAL é presidida pelo professor Santiago Pontes, que vem desenvolvendo um trabalho de abertura à comunidade, bem como a divulgação dela nas mídias. 

Fonte: ACAAL 
Instagram: @accalcamocim








Continua depois do anúncio










Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários