Recent Tube

Anatel libera ativação do 5G em Camocim, Canindé e mais 100 municípios brasileiros


A Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) decidiu liberar a faixa do 5G — quinta geração de internet móvel — em mais 102 municípios brasileiros a partir de 31 de julho. As operadoras de telefonia já podem solicitar a ativação do sinal nessas áreas. Dentre esses municípios estão Camocim e Canindé no estado cearense. 

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (26) pelo Gaispi, grupo responsável por fazer o acompanhamento da implementação da tecnologia, que é comandado pela agência.

Com isso, 1.712 municípios passarão a ter o 5G disponível. A tecnologia estará disponível para 145 milhões de brasileiros, ou 69,3% da população nacional, segundo a Anatel.

De acordo com a Anatel, a liberação da faixa não significa implantação imediata da tecnologia. 

O 5G deve chegar a todas as cidades do país até 2029, quando as operadoras devem instalar as antenas nas cidades de até 30 mil habitantes.

Fonte: G1


Continua depois do anúncio




O que é 5G? Tire suas dúvidas sobre a quinta geração da telefonia


O 5G é a evolução natural das gerações anteriores —3G e 4G— e traz como diferencial não apenas mais velocidade de conexão à internet no celular, mas outras aplicações que poderão revolucionar a sociedade, como objetos inteligentes conectados e cidades inteligentes.

Mas que diferença ela fará em nossas vidas? Todos os aparelhos celulares serão compatíveis? Quando sua versão completa funcionará ao Brasil? Veja as respostas abaixo.

O que é 5G?

A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. Ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. De acordo com especialistas, o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.

A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.

Qual a velocidade do 5G?

Atualmente, as redes móveis 4G mais rápidas oferecem, em média, aproximadamente 45 Mbps (megabit por segundo), mas a indústria ainda tem esperança de alcançar 1 Gbps (gigabit por segundo = 1.024 Mbps). Já a média da velocidade 3G no Brasil era de 8,82 Mbps (megabits por segundo).

Há ainda a rede 4,5G, que trabalha com múltiplas faixas de frequência ao mesmo tempo em relação ao 4G tradicional. A tecnologia pode registrar no mundo ideal até 1 Gbps de velocidade.

E é exatamente por isso que esperamos tanto o 5G. A fabricante de chips Qualcomm acredita que o 5G pode atingir rapidez de navegação e download cerca de dez a 20 vezes mais rápida. Já imaginou poder baixar um filme em alta definição em apenas um minuto?

Em teste realizado na Coreia do Sul, onde a tecnologia já está em funcionamento (veja mais países abaixo), a reportagem de Tilt se surpreendeu com a velocidade. Para baixar o jogo "PUBG Mobile", com 2 GB de armazenamento, foram menos de dois minutos.

Como funciona o 5G?

Ele usa faixas de frequência mais altas da telefonia para funcionar, de 3,5 GHz (Gigahertz) a pelo menos 26 GHz. Estas têm uma capacidade maior, mas como seus comprimentos de onda são menores, significa que seu alcance é mais curto. Por isso, são chamadas de "ondas milimétricas" e são bloqueados mais facilmente por objetos físicos. Mas os padrões ainda não foram definidos para todos os protocolos 5G.

Assim, é provável que surjam módulos de antenas de telefonia menores, próximos ao chão, propagando as chamadas "ondas milimétricas" do 5G entre um número bem maior de transmissores e receptores. Isso vai permitir uma cobertura mais ampla.

Para que serve o 5G?

Engana-se quem pensa que a tecnologia 5G vem apenas para deixar a navegação na internet mais rápida. A expectativa é a de que, quando chegar no último estágio, o 5G represente um avanço importante como sociedade.

Graças a sua velocidade e cobertura, estima-se que o 5G possa, em muitos casos, substituir até mesmo as redes domésticas de wi-fi. Alguns especialistas acreditam que a tecnologia será complementar, com operadoras oferecendo banda larga, modem 5G e wi-fi para diferentes perfis.

Além disso, a tecnologia será muito bem-vinda para quem joga games no celular, já que o usuário deve notar menos atraso —ou latência— ao pressionar um comando e ver o efeito na tela. Essa característica também é importante para que o 5G conecte muitos objetos inteligentes ao mesmo tempo, pois seu tempo de resposta rápido permitirá até que carros andem sem motorista.

Os vídeos para aparelhos móveis prometem ser quase instantâneos e sem interrupções por causa da transmissão. As videochamadas, por sua vez, devem se tornar mais claras e menos irregulares, enquanto aparelhos para exercícios poderão ser usados para monitorar sua saúde em tempo real, notificando os médicos assim que houver qualquer emergência.
Regiões mais afastadas vão se beneficiar com a tecnologia 5G?

Em teoria, sim. Nas áreas rurais, para as operadoras pode ser mais viável construir antenas e dar roteadores 5G a usuários do que passar fios de fibra por baixo da terra para a casa de cada cliente, algo mais custoso.

Isso trará uma comodidade que muitos gostariam. Você já teve problema com repetidores de wi-fi? Pois bem, com a internet 5G, sem os cabos seria possível carregar seu roteador entre os diferentes cômodos. Assim, a qualidade da conexão e uma boa velocidade estão garantidos em todo canto da casa.

No entanto, nas grandes cidades a fibra da internet fixa seguirá vantajosa tanto para usuários quanto para operadoras, por causa da enorme infraestrutura já criada.

Fonte: Uol
Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários