Facebook Twitter Google RSS

Aparelho ortodôntico exige cuidado especial

O uso de aparelhos orto-dônticos para corrigir problemas na mordida durante o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento, é um importante aliado para quem precisa ajustar a função mastigatória e quer adquirir um sorriso bonito.

A opção pelo recurso, contudo, pode tornar a higiene bucal um pouco mais difícil e, caso não seja realizada corretamente, aumenta o risco de doença periodontal, cáries e outros distúrbios na cavidade oral.

Recente pesquisa encomendada pelo Instituto Datafolha1, em parceria com o Conselho Federal de Odontologia, sobre saúde bucal mostrou que apenas 21% dos brasileiros estão em alguma terapia dental, sendo que destes, 6% estão em tratamento ortodôntico.

Outro dado importante é que, mesmo em tratamento, 12% dos jovens de 25 a 34 anos continuam com problemas bucais, como doenças periodontais e de cunho ortodôntico.

"Notamos um crescimento considerável, nos últimos anos, do número de pessoas que querem se submeter a cuidados odontológicos, principalmente referentes ao uso de aparelhos para corrigir imperfeições na mordida, melhorar a saúde bucal e ter uma estética melhor. Entretanto, os cuidados com a boca e os dentes não podem parar por aí. A higiene bucal é essencial nesse processo", explica o Dr. Victor Rogério, pós-graduado em Odontologia Estética e Reabilitação Dental e mestre em Ciências Cirúrgica Interdisciplinares na Unifesp.

Para diminuir o risco das doenças, que podem prejudicar ou interromper o tratamento, nada mais eficaz do que fazer uso frequente e correto do trio escova, fio dental e enxa- guatório bucal. "A escovação precisa ser feita, no mínimo, três vezes por dia. Já o uso do fio dental e de enxaguante são alguns dos cuidados que devem ser praticados por toda a família", complementa o esexpert.

No dia a dia, quando não há tempo para uma higienização completa, é indicado, ao menos, o uso do antisséptico bucal, mas isso não deve se tornar uma rotina, já que o fio dental e a escova de dentes são insubstituíveis. É importante que o produto contenha flúor para ajudar no combate à cárie dentária e seja sem álcool, isso evita agredir os tecidos orais.

"Os bochechos contribuem para a redução das placas bacterianas e o mau hálito, atuando em toda cavidade oral e dentes. Para que seja eficiente, recomendam-se bochechos de aproximadamente 30 segundos e após o uso do antisséptico, não enxágue a boca e não faça ingestão de bebida ou alimentos por pelo menos 30 minutos", completa o Dr. Victor Rogério.

Cuidados bucais

O médico recomenda o uso de enxaguatórios com ação antisséptica e antibacteriana, que ajudam a combater os germes causadores de cáries, placa e mau hálito.

Em versões voltadas para o público teen, são adicionados sabores, a exemplo de morango e tutti frutti. Além disso, contêm cloreto de cetilpiridínio, que fortalecem o esmalte dos dentes. Outros produtos trazem polímeros de ação branqueadora, que removem as manchas e deixam o sorriso ainda mais branco.

"É importante que as fórmulas sejam isentas de álcool e corante e tenham ação biflúor, que ajudam a remineralizar o esmalte e fortalece os dentes", ressalta o odontólogo Dr. Victor Rogério.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada