Facebook Twitter Google RSS

É verdade que chocolate causa espinhas?

Para muitos chocólatras, o pior efeito colateral do doce é o surgimento de espinhas. Muita gente relaciona a sua ingestão com o aumento das inflamações na pele, mas será que isso tem fundamento? “Eu acho que há dez vezes mais discussão sobre o assunto do que dados em si”, analisou Kanade Shinkai, dermatologista e especialista em acne da Universidade da Califórnia.


Aqui no Mega nós adoramos chocolate! Tanto que já desmistificamos a relação entre comer a barra de felicidade e o surgimento das temíveis espinhais. Só que esse assunto está longe de ganhar um consenso, e novos estudos tentam achar qual é a relação com o surgimento da acne depois de você comer um pedação de chocolate.

Parece haver uma evidência, por exemplo, de que alimentos com glicemia elevada, tais como o pão branco e o chocolate, liberam mais açúcar no sangue e que isso estaria ligado ao surgimento das espinhas. Em uma tribo na Papua Nova Guiné, os alimentos são pouquíssimos glicêmicos – e ninguém tem acne alguma! Já nos EUA, 80% dos adolescentes apresentam o problema de pele.

Dieta, genética ou hormônio?

Um estudo na Holanda acompanhou sete pessoas que se ingeriram 50 gramas de chocolate todos os dias durante uma semana. Além disso, cada pedaço era composto de 30% de cacau puro. Depois disso, o sangue das “cobaias” era exposto à bactéria Propionibacterium acnes, que contribui para o crescimento da inflamação dermatológica.

Eles ainda foram expostos à bactéria Staphylococcus aureus, que também pode agravar o surgimento das malditas espinhas. Quando o sangue das pessoas foi exposto ao primeiro exemplo, ele produziu muito mais interleucina-1 Beta, um marcador de inflamação do sistema imunológico que sugeriu que a acne pode, sim, estar relacionada ao consumo elevado de chocolate!

Porém, devemos lembrá-los de que esse estudo acompanhou apenas sete indivíduos. “Embora possa haver um subconjunto de pessoas cuja acne é influenciada pela dieta, isso provavelmente não é verdade para todo mundo”, ponderou a dermatologista Kanade. Ela relembra que a inflamação pode ter fator genético e hormonal, além de estar relacionada a certos medicamentos.

Portanto, a não ser que o seu dermatologista recomende que você pare de comer chocolate para evitar a acne, sinta-se livre para se deliciar com a iguaria! Afinal, pequenas quantidades desse doce contribuem, inclusive, para a redução do risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.

Informações do mega curioso



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada