Recent Tube

Entidades se unem para proteger as "Pedras de Chaval" e criar Unidade de Conservação



No último dia 28 de fevereiro, a equipe do ICMBio esteve em Chaval/CE realizando a primeira vistoria para a criação de Unidade de Conservação dos monólitos de Chaval.

"E falando em monumento natural, estamos lutando agora pela criação de mais uma unidade de conservação também situada integralmente dentro da APA Delta do Parnaíba. A primeira sugestão, que ainda será debatida em audiência pública, é que seja o Monumento Natural Municipal Granito Chaval" ( Adriano Chefe da Apa Delta do Parnaíba)

Há sugestão de nome: MONUMENTO NATURAL e/ou GRANITO CHAVAL. Esse é um trabalho feito 'com muitas mãos', e é importante a participação da sociedade chavalense. Em breve será promovido AUDIÊNCIA PUBLICA, para ser discutido a importância da unidade de conservação no município de Chaval/CE

Além da audiência pública com a sociedade, que será marcada ainda esse ano, é aguardadas visitas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do setor de Geomorfologia do Estado do Ceará. 

Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 24, n. 1; e2247; 2023

A vereadora Felitita Silva (PDT), autora de um  Projeto de Indicação de  Lei que detalha os trâmites de uma possível unidade de conservação (Granito Chaval) diz que "...é importante sensibilizar... somar forças! Essa unidade de conservação é importante para a preservação do Monólitos...(...) Entrei com um projeto de indicação solicitando a criação da unidade de conservação categoria Monumento Natural (...) Granito Chaval, por ser um dos nomes mais citados nos arquivos científicos já publicados sobre a área..." Segundo o projeto, os objetivos da criação do "Monumento Natural - Granito Chaval" são: efetivar um plano de manejo(...)em parceria com órgãos competentes como ICMBio, União, Marinha, etc; proteger o ecossistema, o patrimônio geológico, histórico e cultural...; promover a educação ambiental, turismo sustentável, dentre outros.

Já para o Ex-Secretário Municipal de Meio Ambiente, Obras e turismo, Djalma Carneiro, as paisagens da APA do Delta já são protegidas desde 1996, através de lei federal. Portanto, as paisagens naturais e os monólitos ficaram protegidos desde então com atuação fundamental do ICMBio. Em 2006 iniciou-se o Projeto do Plano Diretor de Chaval que foi concluído em 2008. "no governo do Dr. Meireles passei a ser coordenador o plano diretor que previa a existência de três parques municipais: Parque dos Oliveira, Parque das Pedras e Parque Pedra da Gruta. Faltou uma lei complementar para delimitar  os parques, desapropriações etc. Em 2017, como Secretario Municipal procurei o Secretario Estadual do meio ambiente, Artur Bruno e em reunião com sua equipe que analisaram a realidade chavalense, sugeriram que fosse criado em Chaval um Monumento Natural igual a Quixadá, ao invés de Parque, devidos as atividades econômicas exercidas no entorno. No entanto, devido a logística, não conseguimos alterar o plano diretor. Agora em 2020, no Plano de Manejo da Apa do Delta do Parnaíba, foi criado por lei federal, uma zona de interesse de preservação e turismo em Chaval com proteção federal, também foi criada uma proteção estadual através da ZEEC (Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará. Lei n° 13796/2006). Se a ideia de Monumento Natural trazida de Fortaleza se tornar uma lei para proteger é mais uma lei de proteção. Teremos uma Lei Federal, Estadual e agora Municipal. Quanto mais leis de proteção, melhor." concluiu Djalma Carneiro. 

Para o empresário Marcos Ryal da empresa Chaval Tour  que fez parte da Oficina de Elaboração do Plano de Manejo da APA do Delta em 2020 "A Chaval Tour foi uma empresa que batalhou, no embasamento de lei para criação desta Área de preservação dos Monólitos na ocasião do Plano de Manejo da APA do Delta do Parnaíba, junto com ICMbio e outras entidades. Requisitei a necessidade de proteger os monólitos. Recebemos, agora, o ICMbio e levamos para fazer o reconhecimento da área de todo o parque. Toda essa área dos monólitos já estão protegidas tanto pela ZEEC como pelo Plano de Manejo da APA do Delta. Em breve será marcada uma audiência pública para ouvir toda população..."

A Geomorfologia granitoide chavalense, caracterizado por um enorme batólito como o Campo de Inselbergs de Chaval, tem sido estudada por várias universidades brasileiras e estrangeiras como a francesa Université Aix-Marseille; algumas brasileiras são UECE, UFPA, UERN, UESPI com trabalhos científicos publicados em revistas especializadas como a Revista Brasileira de Geomorfologia com o artigo "Geomorfologia do Campo de Inselbergs de Chaval, Nordeste do Brasil" Segundo esse estudo "Especificamente no Estado do Ceará, o Granito Chaval constitui um campo de inselbergs, em ambiente estuarino, onde diversos setores mantêm contato direto com geofáceis do manguezal (apicum e salgado), o que o torna um ambiente de exceção regional, pois os campos de inselbergs do semiárido brasileiro, desenvolvem-se em superfícies erosivas típicas de paisagens sertanejas recobertas por caatingas, a exemplo, os campos de inselbergs de Quixadá (CE), Patos (PB) e Milagres (BA)."



Para Pesquisadora, Professora de Ciências Biológicas da Uespi/Parnaíba, Sheila Milena Soares, "...O município (Chaval/CE) é recortado por formações granitoides, caracterizado por um enorme batólito, que é basicamente um corpo rochoso formado pelo magma solidificado lentamente no interior da Terra, com cerca de 2.000 km² de extensão (..) Esse batólito tem a sua origem em mais de 633 milhões de anos, na época da formação de um enorme bloco continental, a antiquíssima Gondwana, que incluía antigas porções da crosta da Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Oceania, Nova Guiné, Nova Zelândia, Nova Caledónia, Índia, e a nossa Chaval é testemunha da união de todas essas terras, mostrando, através dos seus granitos a enorme quantidade de magma e energia envolvida na amalgamação desse supercontinente, antes mesmo de existirem peixes, flores e mangues por aqui. Isso tudo aconteceu em um Eon chamado de proterozóico, que compreende um tempo entre 2,5 bilhões de anos até 542 milhões de anos atrás, uma época marcada pelo aumento da complexidade nas formas de vida existentes, com organismos marinhos enigmáticos tubulares e em forma de folhagem, em sua maioria sésseis"





Continua depois do anúncio







Principais Monólitos da Unidade de Conservação, segundo o Projeto de indicação 02/24 de Felítita Silva:

Pedra da Carnaúba - A maior e mais alta formação rochosa da região com cerca de 100 metros de altura, e possui o cartão postal mais famosa da cidade o jardim suspenso.

Pedra da Santa - Uma pedra que possui um santuário de nossa senhora Aparecida, muito visitado pelos devotos.

Pedra do Letreiro ou pedra do Castelo - possui umas escrituras feitas de musgo que os mais antigos dizem que são enigmas, e quem decifrar quebra o encanto.

Pedra do Céu e pedra das canas- possuem um grande valor histórico para cidade, no local foi construído um paredão de pedra que acumulava água das chuvas e matou a sede da população por vários anos. É de fácil acesso por suas escadarias, recém reformadas.

Sítio arqueológico Casa de pedra - Possui uma caverna e um paredão com escrituras rupestres deixados pelos índios há mais de 9 mil anos.

Sítio arqueológico Cruvuada - Possui escrituras rupestres deixados pelos índios há mais de 9 mil anos. Sítio cadastrado em processo de tombamento pelo IPHAN.

Sobre Chaval como Monumento Natural - Sheila Milena Soares
SEMACE-ZEEC


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários