Recent Tube

41 Municípios do Ceará Estão Classificados Com Risco Alto de Epidemia de Dengue, Inclusive Chaval

O Ministério da Saúde elaborou uma nova ferramenta para avaliar o risco de epidemias de dengue nos estados e municípios brasileiros. Denominada de “Risco Dengue”, a metodologia utiliza cinco critérios básicos: incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, tipos de vírus da dengue em circulação, cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo e densidade populacional. A nova metodologia reforça o caráter intersetorial do controle da dengue e permite aos gestores locais de Saúde intensificar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco. Os municípios identificados como de risco alto e risco muito alto estão sendo orientados sobre a adotar ações para maior controle da dengue.

Dos 184 municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia no próximo ano e 45 com risco muito alto. Na macrorregião de Sobral, são classificados como de risco alto os municípios de Barroquinha, Chaval, Coreaú, Forquilha, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Morrinhos, Senador Sá e Tamboril. Com risco muito alto estão classificados os municípios de Camocim, Crateús, Granja, Independência, Ipaporanga, Marco, Massapê, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mucambo, Novo Oriente, Santa Quitéria, São Benedito, Tianguá e Ubajara.

Este ano, o Ceará tem 12.373 casos confirmados de dengue em 124 municípios. Há 19 óbitos confirmados. Desse total, seis por dengue hemorrágica e 13 dengue com complicação.

Com informações do Vermelho.

Postar um comentário

0 Comentários