Recent Tube

Mais de 70 mil eleitores do Ceará podem ter titulo cancelado

Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos têm até o dia 4 de maio deste ano para regularizar a situação, ou terão o título de eleitor cancelado. A decisão foi publicada na última semana, no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Ceará, 70.536 eleitores estão em situação irregular e devem procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral para normalizar a situação.

Aqueles que não votaram em três pleitos consecutivos estão irregulares perante a Justiça. Primeiro e segundo turnos de uma eleição são considerados pleitos diferentes.

A partir do dia 2 de março os eleitores terão um prazo de 60 dias para evitar que as inscrições eleitorais irregulares sejam canceladas. Aqueles cujo exercício do voto é facultativo por prerrogativa constitucional e eleitores cuja deficiência torne impossível o cumprimento das obrigações, não sofrerão a mesma pena.

Consulta

É possível verificar a situação da inscrição eleitoral por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TER-CE) ou pelo Disque-Eleitor (148). Uma lista dos eleitores em situação irregular também está à disposição para consulta nos cartórios eleitorais.

O eleitor que não cumprir as orientações e tiver o título cancelado fica irregular perante a Justiça Eleitoral e sofrerá algumas limitações estabelecidas pela legislação eleitoral, como obter CPF, passaporte e tomar posse em cargos públicos.

Fonte: Diário do Nordeste


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários