Recent Tube

Justiça determina meia-entrada a estudantes no Beach Park

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou, em sentença proferida na última segunda-feira (2) e divulgada nesta quarta (4), que o empreendimento Beach Park Hotéis e Turismo S/A conceda meia-entrada para estudantes.

O desembargador Emanuel Leite Albuquerque, relator do caso, explicou que o direito à meia-entrada foi instituído pela Lei Estadual nº 12.306/1994, que junto com a Constituição Federal, garantem aos estudantes o incentivo ao lazer e desporto por meio da meia-entrada.

Em dezembro de 2006, o Ministério Público do Estado (MP/CE) ajuizou ação contra a empresa após reclamação de um estudante que relatou não ter conseguido o abatimento de 50% referente à meia-entrada no parque aquático. A liminar foi concedida em 15 de janeiro de 2007, pela 1ª Vara de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde fica situado o parque. Na contestação, o Beach Park alegou inconstitucionalidade da lei estadual por entender que viola os princípios constitucionais da igualdade, da legalidade e da moralidade. O parque argumentou, também, que possui projeto junto às escolas para oferecer ingressos com preços reduzidos e, por isso, pediu a improcedência da ação.

Em março de 2013, a juíza Mônica Lima Chaves, de Aquiraz, julgou procedente o pedido do Ministério Público e destacou que “não pode a parte promovida [Beach Park] se escusar do cumprimento da lei, sob qualquer pretexto”. Ela estabeleceu, ainda, uma multa no valor de R$ 1 mil por estudante, em caso de desobediência.

A empresa, no entanto, ingressou com apelação no Tribunal de Justiça reiterando o argumento de inconstitucionalidade da lei estadual.

O Tribunal de Justiça, no entanto, negou a apelação de inconstitucionalidade da lei e determinou a adoção da meia-entrada no Beach Park.

“Não procede o argumento de inconstitucionalidade desta lei (Lei nº 12.302/94), de forma genérica, pois, como se sabe, a análise da inconstitucionalidade de lei em tese deve se dar em sede de ação própria, que tem competência reservada ao Órgão Especial”, ressaltou o relator.

Fonte:Diário do Nordeste



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários