Recent Tube

Artigo | Turista duro que nem beira de sino - Pádua Marques

Essa semana uma coisa me chamou a atenção aqui nesta parte ocidental do fim do mundo. Muitos portais e blogs repercutiram reclamações de turistas vindos das bandas de Teresina e que denunciaram a provável formação de cartel por parte de donos de postos de combustíveis e estariam cobrando um preço único, acima de três reais e uns quebrados. 

Mas o que me chamou a atenção foi que a denúncia que tanto furor e receptividade causaram entre blogueiros famintos por escândalos não trazia o nome ou os nomes dos denunciantes e nem dava nome aos bois. Mais pareceu coisa plantada. Coisa tipo jogar uma pedra na verde pra derrubar a madura. Ou mais, se colar, colou. Porque está virando moda esse negócio de muita gente se meter a turista lá pras bandas da capital e dessas cidadezinhas mais próximas e vir descontar sua mesquinhez aqui na Parnaíba, Luiz Correia e Barra Grande.

Certo que em muitas das vezes a gente percebe e constata mesmo que há abusos em relação a preços de refeições, bebidas, acomodações e outros serviços que fazem a cadeia turística funcionar. O sujeito sai lá da aldeia dele se metendo a turista de primeira classe, enche o carro de gente e tudo o que é apetrecho e se manda no rumo da praia da Pedra do Sal e de Amarração ou Barra Grande. Percorre nessa brincadeira toda quase quatrocentos quilômetros e quer chegar ao seu destino e comprar gasolina a dois reais?

Vem no carro com a mulher e os meninos, parentes, amigos, amigos dos amigos, sogra, compadre, empregada e vai direto pra praia. Quer comer peixada. Geralmente pede uma cavala ou pescada amarela, o que há de melhor. Come, se lambuza todo de farofa, os meninos comendo churros e salgadinhos e bebendo Coca-Cola. Em muitas das vezes o idiota traz um litro de Old Par, White Horse ou Red Bull, Ron Montilla e fica tirando fotos com o celular pra quando voltar causar inveja nos abestados da terra dele. 

Sabendo que está tomando uísque falsificado, feito com água da chuva ou de cacimba. E agora na hora de pagar a conta quer porque quer criar confusão. Diz que não é aquilo, que é roubo, que está sendo explorado. Abre a boca pra dizer que, se fosse nos Estados Unidos ou na Europa a coisa não era isso e mais aquilo. Como se algum dia ele e a família dele tenham atravessado a fronteira do Bom Princípio com o Cocal. O certo é que esse turista que infesta nossas praias ainda é aquele turista de quinta categoria, duro que nem beirada de sino ou que não gosta de abrir a burra.

Quer tudo de graça ou quase. É muito mal acostumado em vir pra praia se hospedar na casa de algum parente ou conhecido na Parnaíba ou Luiz Correia. Acha que o peixe servido à mesa dele veio assim sem mais nem menos e não teve nenhum custo pra o dono do restaurante. Quer que a mulher, a sogra e os filhos tomem água de coco ou refrigerante achando que o coco e o refrigerante vieram de graça, assim na melhor, pra ser servido. Quer tomar cerveja com uísque falsificado até ficar sem condições de encontrar a carteira ou abotoar a braguilha da bermuda e achando que o comerciante dono da barraca está roubando ele. Marmenino!

E que este comerciante não paga impostos, não tem obrigação de pagar a empresa que lhe vendeu a cerveja, o refrigerante e a água mineral. Que comprou gelo e tem de pagar energia elétrica que faz funcionar o freezer ou a geladeira e ainda pagar o funcionário. É um tipo de turista sem as mínimas condições de se dar a ele condições de conforto. Gosta de criar situações embaraçosas pra depois sair falando mal do estabelecimento e consequentemente da região. 

Acha que turismo é coisa de sair de casa com um monte de sacolas, farofa de carne de sol, uísque falsificado e ocupar horas e horas as mesas dos restaurantes apenas com uma garrafa ou uma latinha de cerveja. Depois quer achar gasolina barata. Quer comer peixada da melhor qualidade e pagar um preço mínimo, bem abaixo do mercado. Pois que vá pra os Estados Unidos e a Europa, já que tem esses países como referência! Turismo é coisa cara. Sempre foi assim e sempre será assim em qualquer lugar. Não quer gastar dinheiro, não saia de casa.

Antonio de Pádua Marques -  Escritor e Jornalista


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários