Recent Tube

Barra Grande sedia evento que une literatura e gastronomia


A 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina é realizada de 19 a 27 de abril, na Pousada Titas, que abriga o restaurante Mô Cozinha Afetiva, em Barra Grande. O evento une o encanto da literatura e os sabores peculiares da gastronomia no litoral do Piauí.

O homenageado, Fontes Ibiapina, é avô de Tiara Ibiapina (propietária da Pousada Titas) e pai de Ariosto Ibiapina (Pousada BGK). Formado em Direito, fez carreira na magistratura e foi um dos fundadores e membro da Academia Piauiense de Letras, por conta de sua produção literária em prosa, que resgata e enriquece valores genuínos da cultura e arte da região. Deixou uma grande obra, tanto em quantidade como em qualidade, em torno de 30 títulos.

Em consonância com a vida e obra do avô, Tiara Ibiapina toca o Mô Cozinha Afetiva, em parceria com o chef de cozinha Augusto Sampaio, formado pela Laurent University. Com passagem pela tradicional escola Laurent Suaudeau, ele executa uma cozinha contemporânea com bases clássicas, apreciando ingredientes regionais, e sempre respeitando o produtor local.

A primeira edição do evento conta também com a participação especial da chef Mirna Gomes. Além de experiência internacional 3 estrelas Michelin e já eleito por três vezes melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca, na Espanha, ela atua como chef de eventos com menus autorais que valorizam produtos e produtores brasileiros.

Participante do MasterChef Profissionais (2017), na Band TV, Mirna Gomes ministra aulas, palestras e leciona no projeto “Chef Aprendiz”, que usa a gastronomia como ferramenta de inclusão social e inserção no mercado de trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em São Paulo.
Além de apreciarem gastronomia autoral, saudável e com aproveitamento dos ingredientes regionais, os visitantes do evento encontrarão no Mô Cozinha Afetiva com a memória da infância e uma boa lembrança, repleta de sentimentos.

Sabores e saberes

A programação da 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina inclui atividades permanentes e de acesso aos participantes. Entre elas, destaque para a exposição do Memorial Fontes Ibiapina, composto da escrivaninha onde o homenageado criava suas obras primas, mini biblioteca e fotos do escritor.

A decoração do restaurante e a roupa da equipe de atendimento farão alusão ao sertão do Piauí, em meio as obras do artista plástico e ceramista brasileiro Jackson Cristiano.

O monólogo “Rol de Porteira” será apresentado pelo ator Nonato Fontes Leal, nascido na cidade de Picos (PI) e fundador do Grupo Zoom de Teatro, com a presença de Eneas Barros, escritor piauiense de vasta produção literária, a exemplo da obra “Piauí, Terra Querida” e, também, coordenador especial de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Teresina.

Ambos abrem a programação que lança o menu do evento, regado à degustação de vinhos Grand Cru e aperitivos preparados com Cachaça Lira, uma apreciada iguaria da terra.

O Sarau lítero-gastronômico, durante toda a semana, inclui apresentação musical e atividade para todas as idades. A proposta de enaltecer a cultura nordestina, inclui ritmos como baião, xote, samba de matuto, ciranda, coco e xaxado, com apresentação da Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo.

A mistura de música a elementos de teatro, literatura e dança, com repertório de músicas autorais e versões de composições de ícones do nordeste como, Maria da Inglaterra, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, a banda formada por Marcus Sousa, o Maguim do Pife (pífano), Leo Mesquita (pífano), Tauana Queiroz (zabumba e percussão), Javé Montuchô (caixa e percussão) e Rafaela Gomes (percussão e dança) promete botar os visitantes para dançar.

A leitura de histórias infantis, com música e brincadeiras para interação das crianças, estará aberta à participação da comunidade, com a mediação de Diana Cianelli Gabriel, do Flor da Vida, movimento local que integra conexão com a natureza e ações educativas transformadoras no desenvolvimento e potencialização de espaços de aprendizagem.

Em meio à valorização da cultura local, a 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina confirma também a presença de Joseli Lima Magalhães, doutor em Direito Processual, professor da UESPI e filho do falecido escritor Magalhães da Costa. Na oportunidade, o convidado vai lançar o livro “Histórias com Pé e Cabeça”, de autoria de seu pai, que foi desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, também um dos fundadores da Academia Piauiense de Letras e grande amigo de Fontes Ibiapina.

Fonte: Barra Grande News




Segunda parte da postagem


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários