Recent Tube

Imagens | Chaval participa do 4º Salão do Turismo da Rota das Emoções em Parnaíba/PI


Aconteceu nos dias 27 a 30 de novembro, em Parnaíba/PI, o 4º Salão do Turismo da Rota das Emoções. O Salão é realizado conjuntamente pelo SEBRAE dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, e surgiu como estratégia para integrar os atores locais relacionados com o roteiro, promovendo o destino e compartilhando informações, resultados e conquistas. O evento é realizado no formato de revezamento entre os estados que integram a Rota das Emoções.

Chaval participou pela 4º vez do evento e obteve resultados positivos, segunda as avaliações dos participantes chavalenses. A equipe chavalense foi formado por diferentes agentes: Prefeito municipal, vereadora, empresários, ativistas culturais, artesãs, escritores e estudantes.

O salão homenageou Chaval nominando um dos auditório de "Rio Timonha" o qual estava decorado com belas imagens do nosso rio e Porto do Mosquito.



Os empresários chavalenses puderam participar das Rodadas de Negócios onde tiveram a oportunidade de dialogar e oferecer seus produtos e serviços. O artesanato e arte chavalense marcou presença com as artesãs Ana Lucia, Rosinha Maciel e Iolanda Noguera. O autor Marcello Silva, declamou no palco principal, um cordel á cidade, denominado: "Chaval - Ilha de Pedra"



O stand de Chaval foi bastante visitado onde as pessoas puderam degustar salgados, caldo de sururu, e levar de lembrança nosso legítimo sal grosso. 


A empresária e ativista cultural Felítita Silva disse que o município de Chaval desde 2013 participa do Salão da Rota da Emoções, "costumo dizer que nascemos turisticamente nessa data. Chaval/CE, tem um diferencial enorme além de sua localização privilegiada 'Coração da Rota', seu potencial natural e cultural é grandioso, pois os visitantes vem de um cenário de praias, rios e dunas e se deparam com essas grandes formações rochosas. Tive a oportunidade de articular e participar de todas as 4 edições, é notória a evolução do nosso município. Estamos mais organizados, articulados, estruturados e conscientes da importância de pertencer ao maior roteiro integrado do mundo. 

Como empresária, ao findar o 4 salão saio mais confiante, e esperançosa de agora poderemos usufruir verdadeiramente deste roteiro, vejo o salão como uma vitrine que nos permite conectar-se com o Brasil e o mundo, que através da rota seremos capazes de incrementarmos os negócios, fortalecendo a economia local, gerando emprego e renda. É necessário aproveitarmos essas oportunidades e a através do turismo transformar nosso município de uma forma sustentável e criativa, oferecendo serviços de excelência, priorizando os atores  locais principalmente  os pescadores as marisqueiras  a comunidade local, incentivando e provocando o sentimento de pertencimento, focando em uma turismo de base comunitária que é o que mais nos define. 

Como ativista do turismo estou muito feliz, em poder vivenciar a evolução do nosso turismo, isso me fortalece e me dá a certeza que ele é o caminho que nos levará ao desenvolvimento, mas é necessário um compromisso maior por parte dos empresários para que possam deixar seus empreendimentos mais atrativos e compromissados com o meio ambiente, há  muito a se fazer, ainda estamos muito aquém do modelo de Turismo que almejamos e podemos oferecer. É  necessário políticas públicas de apoio ao turismo, é necessário infraestrutura, é necessário a comunidade se fazer parte e se sentir parte dessa transformação e em especial os empresários. Chaval está vivendo um momento ímpar na sua história, nessa edição tivemos muitos destaques positivos, fomos por demais referenciados por nosso evolução e empenho de todos: Empresários, poder público, artesãos, artistas, autores, estudantes colaboradores. Juntos, transformaremos a realidade do município, e Chaval tornará um destino turístico referência" concluiu a empresária.


Para a escritora e artesã Rosinha Maciel: "particularmente adorei o evento, apesar de ser o primeiro salão que participei, acho que o evento vai ajudar a promover o turismo e a gastronomia de Chaval e despertar o interesse dos turistas pelo artesanato local, em especial minhas tela" finalizou a artista.

Vídeo abaixo mostra as imagens que foram exibidas no telão do stand de Chaval no evento:


Abaixo algumas imagens registradas pelos participantes da comitiva chavalense no 4º Salão de Turismo Rota das Emoções:































Fotos: Grupo de WhatsApp da Comitiva Chavalense






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários