Recent Tube

Mulher com mãos amputadas tem benefício negado pelo INSS por não poder assinar papel

Foto: Reprodução/TV Globo
Ex-sinaleira que teve mãos e pernas amputadas por complicações causadas por uma infecção, tem benefício negado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), por não poder assinar os documentos oficiais que autorizam o pagamento do auxílio. Cleomar Marques, de Porto Velho, em Roraima, já teve três requerimentos negados pelo Instituto no último ano e depende de doações para sobreviver. As informações são do portal de notícias do G1.

Em entrevista ao Jornal de Rondônia, a ex-sinaleira Cleomar relata as dificuldades impostas pelo órgão para receber o pagamento do auxílio. "Uma servidora puxou os papéis e perguntou: 'Quem vai assinar? Você assina?'. Eu disse que não podia assinar, mas sim a minha filha ou minha mãe. A mulher então olhou e disse: 'Ah, então não vale'. Daí ela pegou, rasurou o papel e jogou fora", conta.

Cleomar diz que o auxílio do INSS é uma necessidade, já que ela não pode trabalhar e vive com a filha, que a ajuda com alimentação e higiene. "Olha, é um constrangimento para mim tudo isso. Eu trabalhava, tinha minha vida e agora sou dependente dos outros. É a minha filha, única que mora comigo, que faz tudo para mim", desabafa.

Mesmo tendo o requerimento negado pelo INSS, Cleomar fez uma nova solicitação para tentar um benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência, que também foi indeferido por ela ter uma renda per capita familiar superior a 1/4 do salário mínimo, o equivalente a R$ 238,50. Segundo o INSS, a renda teria sido apurada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo. Em um terceiro requerimento, a solicitação foi novamente indeferida por “falta do período de carência”, como alega o INSS.

De acordo com o telejornal da afiliada da TV Globo, a assessoria de comunicação do Instituto informou que o INSS atendeu pessoalmente a filha de Cleomar, e relatam que um novo requerimento poderia ser feito caso houvesse alteração da composição do grupo e também da renda familiar junto ao CadÚnico. Segundo o Instituto, Cleomar agora pode procurar o INSS para o requerimento de um novo benefício.

Fonte: G1/OPovo






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários