Recent Tube

O elo entre a Gruta de Lourdes de Chaval e o Santuário de Lourdes na França.

Foto: João Pedro Souza Sobrinho

A pesquisadora Ivna Machado, natural de Fortaleza/CE e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), esteve em Chaval entre os dias 24 e 28 de novembro de 2017 para coletar informações sobre as festividades de Nossa Senhora de Lourdes para fundamentar seu trabalho de Doutorado cuja título provisório é "Dinâmica de lugares Marianos: A devoção à Lourdes como estratégia turístico-terapêutica" .

Foto: João Pedro Souza Sobrinho
Depois de visitar Chaval, Ivna Machado viajou até Lourdes na França onde fica o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. A pesquisadora percebeu o fato de não ter uma ligação oficial, não encontrando registro da Gruta de Lourdes de Chaval nos arquivos do Santuário francês. Outra questão que chamou atenção da pesquisadora foi o fato de que em Chaval, as festividades de Lourdes acontecem em novembro, sendo que em Lourdes, se comemora em fevereiro. 

Na tentativa de colaborar com um elo que unisse as duas manifestações religiosas sobre Nossa Senhora de Lourdes, Ivna Machado, ao retornar ao Brasil, trouxe um Escapulário Sagrado e um livro com as regras de participação como membro da Afiliação de Nossa Senhora de Lourdes. Assim no dia 23 de novembro de 2019, a pesquisadora Ivna Machado veio até Chaval/CE e fez a entrega dos objetos aos representantes da Igreja Católica em Chaval, perfazendo assim, uma ligação oficial entre a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Chaval/CE e o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes em Lourdes, França. 

E para falar mais sobre esse assunto, o Coletivo Ágora Chaval conversará com a pesquisadora Ivna Machado no sábado, 13 de junho às 21h na página do Facebook do coletivo (https://www.facebook.com/coletivoagorachaval) com a temática "Espaço de fé - Gruta de Lourdes, um olhar sobre a cidade". O diálogo será mediado pela educadora Suzy Rocha.

Foto: João Pedro Souza Sobrinho









Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários