Recent Tube

Governo Federal anuncia compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac

Foto: Divulgação

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (20), durante reunião com governadores, que a União vai comprar 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Com a aquisição, o Brasil deve investir R$2,6 bilhões até janeiro. 

A vacina do Butantan está na terceira fase de testes e sua eficácia ainda precisa ser comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de ser disponibilizada para a população. Na reunião, participaram 24 governadores e o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. 

De acordo com o ministro, quando a vacina for aprovada, as doses serão distribuías para todos os brasileiros por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que há décadas possibilita campanhas de vacinação em todo o Brasil. 

Até a última reunião realizada na semana passada com os secretários estaduais de Saúde de todo o país, o governo federal não havia anunciado a inclusão da vacina chinesa no programa nacional de vacinação. Antes da reunião com os governadores desta terça-feira, a previsão do ministério era ter 140 milhões de doses no primeiro semestre de 2021, sendo 40 milhões via iniciativa COVAX Facility e 100 milhões de doses via AstraZeneca/Oxford.

Com o anúncio de hoje (20), o Ministério da Saúde afirmou que "somadas, as três vacinas – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac - representam 186 milhões de doses, a serem disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021".

Agendamento

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, disse que o governo está estudando uma proposta de agendamento para aplicação da vacina da Covid-19 para evitar “tumultos”. Mas, segundo ele, esse processo só deve ocorrer após a aplicação do imunizante nos grupos de risco, profissionais da saúde, da vigilância sanitária e trabalhadores da área de transportes. 

“É importante assegurar aqui que uma pessoa possa fazer o seu agendamento, seja com uma equipe do programa saúde da família, seja através da internet. Então a Maria vai fazer a vacina em tal dia, em tal posto de saúde, em tal horário”, exemplificou. 







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários