Recent Tube

Ceará comemora sua "Data Magna". Você sabe o que ela significa?

Foto:divulgação/Google



O Ceará celebra, nesta quarta-feira (25/03), sua Data Magna. O registro foi definido por meio da Emenda Constitucional 73, de 1º de dezembro de 2011, de autoria do ex-deputado Lula Morais (PCdoB), aprovada e promulgada pela Assembleia Legislativa. A celebração, que é marcada por feriado estadual, lembra o fato histórico ocorrido em 25 de março de 1884. Quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, a escravidão foi abolida em toda a província do Ceará.

A história registra que, em 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape foi o primeiro município brasileiro a libertar seus escravos. Com isso, a vila passou a ser chamada de Redenção, hoje município integrante do Maciço de Baturité. A abolição no Brasil só veio a se efetivar cinco anos mais tarde, em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

O município de Redenção é conhecido como Rosal da Liberdade. Em reconhecimento a esse fato, desde 2009, a cidade sedia a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab).

Dragão do Mar

Em 30 de agosto 1881, um grupo de jangadeiros responsáveis pelo embarque de mercadorias no porto da capital da província do Ceará entrava em greve.

Liderados por José Luís Napoleão, um escravo liberto que comprara a própria liberdade - e a de quatro irmãs - com suas economias, e por Francisco José Nascimento, conhecido também como Dragão do Mar, filho de pescadores da cidade de Aracati, foi iniciado o movimento abolicionista. Eles se recusavam a transportar negros escravizados que seriam levados dali para outras províncias.

A Data Magna do Ceará, 25 de março, é uma oportunidade para lembrar todos aqueles que lutaram pela liberdade e a democracia em nosso Estado, bem como um estímulo aos que seguem em defesa desses ideais. O Ceará é muito mais do que a Terra da Luz, sendo denominado de "Berço da Liberdade" pelo abolicionista José do Patrocínio.

 




Continua depois do anúncio




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal no Youtube!

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários