Recent Tube

11 fatos sobre a participação da Granja/CE na Independência do Brasil


01) No dia 20 de setembro de 1822 a Câmara da Vila da Granja, em sessão realizada na igreja matriz, leem o Ofício do Governo do Ceará, datado de 10 de agosto, junto com o Decreto de 03 de junho no qual D. Pedro convoca uma Assembleia Geral Constituinte e Legislativa para o Reino do Brasil, e as Instruções da Secretaria de Estado sobre as eleições para os membros constituintes, datadas de 19 de junho. Nesse mesmo dia, ao som de instrumentos festivos, salvas, e repiques de sino, aclamam D. Pedro como Defensor Perpétuo do Brasil, fato que havia ocorrido no Rio de Janeiro a 13 de maio do mesmo ano.
.
02) No dia 22 de setembro de 1822 realizou-se a reunião para eleição dos membros para a Constituinte e no dia seguinte a Câmara da Granja envia Ofício a D. Pedro fazendo-o ciente sobre a Aclamação e a eleição dos Constituintes.
.
03) No dia 19 de outubro de 1822 o Dr. João Candido, o Cel. Simplício Dias da Silva e mais companheiros aderem à independência do Brasil na Parnaíba e expedem portadores levando a importante nova para Granja, Crato e Quixeramobim. O Governador das Armas do Piauí, major João José da Cunha Fidié, parte para a Parnaíba com o intuito de punir os rebeldes e sufocar qualquer foco revolucionário na Vila. Os independentes da Parnaíba se refugiam na Granja para pedir socorro de tropas na libertação do Piauí, e para evitarem que algum mal lhes viesse a acontecer.
.
04) A 04 de dezembro de 1822 os independentes da Parnaíba chegam na Granja. O Cel. Francisco Carvalho Mota e o Sargento-mór das Ordenanças João de Andrade Pessoa, conclamam os granjenses a se armarem contra a invasão que os portugueses ameaçavam fazer ao Ceará na divisa com o Piauí.
.
05) No dia 28 de dezembro de 1822, o Juiz de Fora da Parnaíba, João Cândido de Deus e Silva envia carta ao Ministro José Bonifácio de Andrada e Silva explicando toda a situação da independência na Parnaíba e a adesão dos granjenses na causa patriótica. José Bonifácio responde esta carta a 06 de março, em nome do Imperador, agradecendo o procedimento que tomaram.
.
06) João de Andrade Pessoa reúne tropas de 1ª, 2ª e 3ª Linha, e parte para a região do Porto da Amarração (atual Luís Correia, que na época pertencia à Granja), onde, em constantes e sucessivos confrontos com as forças de Fidié, faz muitos prisioneiros e consegue impedir a invasão do Ceará. Também evita que o capitão-tenente Francisco de Salema Freire Garção, comandante do brigue “Infante Dom Miguel” desembarcasse as tropas sob o seu comando no porto da Amarração como pretendia.
.
07) No dia 25 de março de 1823 é escrita na Vila da Granja uma carta descrevendo a situação do Piauí com a batalha do Jenipapo, completando a carta com um "Post scriptum" no dia 29 de março.
.
08) No dia 04 de junho de 1823, o Senado da Câmara da Vila da Granja envia ofício a D. Pedro I felicitando-o pela Aclamação de 12 de outubro de 1822, exaltando a independência do Brasil, manifestando votos de patriotismo e adesão à independência e aclamando-o Imperador Constitucional e Perpétuo Defensor do Império do Brasil.
.
09)No dia 20 de junho João Cândido de Deus envia ofício a José Bonifácio dando notícias da vitória das tropas independentes e de seu retorno o quanto antes para a Parnaíba.
.
10) No dia 30 de junho de 1823, Francisco Pinheiro Landim e seus companheiros do Governo expõem a José Bonifácio as heroicas ações e feitos patrióticos do Cel. Simplício Dias da Silva, Bel. João Cândido de Deus e Silva e do Sargento-mór Comandante das Ordenanças João de Andrade Pessoa na obra da libertação do Piauí e Maranhão, além da chegada de Filgueiras e Tristão Gonçalves ao Piauí.
.
11) D. Pedro I, no dia 30 de agosto de 1823, nomeia João de Andrade Pessoa Coronel de Milícias e no dia 1º de setembro de 1823, Oficial da Ordem Imperial do Cruzeiro.




Continua depois do anúncio




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários