Recent Tube

Conheça o Museu do Mar de Parnaíba - O maior museu do Piauí


Inaugurado no dia 2 de julho deste ano, o Museu do Mar do Delta do Parnaíba “Seu João Claudino”, já é considerado o maior museu do Piauí. A instituição fica localizada no Porto das Barcas, em Parnaíba, e apresenta ao público um acervo baseado em pesquisas sobre a região.

Acervo – o que encontro no Museu do Mar?
Com projeto criado pelo arquiteto e professor Paulo Vasconcelos, o Museu do Mar já é considerado o maior de todo o estado do Piauí. São inúmeras peças que remetem à cultura e biodiversidade regional, dentre elas uma ossada de um peixe-boi, um esqueleto de baleia cachalote de 16 metros de extensão e barcos em tamanho real. Além de galerias, teatro, biblioteca, salas laboratório de teatro/audiovisual, café e um Parque das Ruínas.

O acervo do Museu está dividido em três seções.

1ª seção – O Homem do Delta do Parnaíba
Leva em consideração a etnografia, o homem do Delta e a sua relação com as atividades pesqueiras e de sobrevivência, bem como seus costumes e crenças. Esta seção é subdividida em 11 setores, são eles:

Pesca no mar; Pesca no rio; Pesca de crustáceos; Marisqueiras; Catadores de caranguejos; Mestres estaleiros; Rancho do Mar; Artesãs; Curumins; Rendeiras; Fé e religiosidade.

2ª seção – História Natural (dedicada à natureza do Delta do Parnaíba)
Nesta seção são tratadas as questões ambientais e é nesse espaço que estão os esqueletos de um boto cinza, de um peixe-boi e de uma baleia, além de réplicas desses e de outros animais.

Também há uma maquete dedicada ao Delta, que mostra as inúmeras ilhas, igarapés, biomas etc. O fundo do mar e as espécies que vivem nesse ambiente também são retratados numa maquete. É subdividida nos seguintes setores:

Proteção ambiental; Rio Parnaíba; Biomas; Praias; Vilas e Cidades; Répteis; Aves; Mamíferos; Fauna marinha; Baleias; Golfinhos; Peixe-boi.

Continua depois do anúncio


3ª seção – Navegando no Delta do Parnaíba
Espaço dedicado à tecnologia náutica e sua evolução ao longo dos anos. Por lá,  o visitante encontra 11 embarcações de vários tipos e tamanhos. Além de três setores dedicados às peças náuticas, relacionadas à segurança e comando das embarcações.

E não para por aí, na terceira seção ainda existe uma linha do tempo – Navegando no tempo – que mostra a história de Parnaíba e sua relação com o mar, dividida em 33 partes.  Nesta seção também há um espaço dedicado à Marinha do Brasil e outra aos estaleiros. Já no pátio do Museu, o visitante vai encontrar duas embarcações em tamanho real, que chegam a quase 20m de comprimento. Na parte de dentro do Museu você pode conferir embarcações em tamanhos menores.

Informações do Geleia Total


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários